Seguidores

sábado, 12 de abril de 2025

EM 10 DE ABRIL DE 1998

Por Relembrando Mossoró

Uma das maiores celebridades da política do Estado do Rio Grande do Norte, o ex-governador Tarcísio de Vasconcelos Maia falecia no Hospital Bom Samaritano no Rio de Janeiro, com suspeita de embolia pulmonar, mas sua morte foi provocada por parada cardíaca. O seu corpo foi velado no Rio de Janeiro, em uma das capelas do Cemitério São João Batista, onde seu corpo foi sepultado por parentes e amigos, com a bandeira do Estado do Rio Grande do Norte sobre o caixão. Antes do corpo descer a sepultura foi celebrada uma missa de corpo presente, pelo saudoso arcebispo do Rio de Janeiro, o potiguar Dom Eugênio Sales.

Tarcísio Maia nasceu há 26 de agosto de 1916, no município de Catolé do Rocha, Estado da Paraíba; filho de seu João Agripino Maia e dona Angelina Mariz Maia. Veio para o município de Mossoró ainda menino, iniciando seus estudos no Colégio Diocesano Santa Luzia, nesta cidade. Ele era o dono da Fazenda São João, neste município.

Foi Secretário de Educação e Cultura, entre 1956 a 1958, na gestão do Governador Dinarte Mariz; deputado federal, pela UDN, em 1958; professor da Escola Normal de Mossoró; presidente da Companhia Nacional de Álcalis do Cabo, no Rio de Janeiro, 1979-1985; era licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1939; Presidente do IPASE. Na política teve o maior destaque, como deputado federal, em três legislaturas, na década de 1950 e 1960; pelas mãos da Ditadura Militar, conseguiu chegar ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, como governador no período de 1975 a 1979. Era matrimoniado com dona Teresa Maia e dessa união nasceu três filhos: José Agripino Maia, Otto Agripino Maia e Ana Sílvia Maia.

Ele foi quem implantou um complexo de comunicação no Estado, sendo o proprietário da TV Tropical, afiliada à Rede Record de Televisão e também implantou oito rádios, em vários municípios do Rio Grande do Norte, entre eles: Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Macau, Pau dos Ferros e Nova Cruz. Foi durante o seu governo que a região oeste deu um grande salto para o futuro, grandes obras foi feita durante sua gestão, destacamos a estrada, que liga Mossoró ao Alto Oeste do Estado e na educação foi construído o Centro Educacional Jerônimo Rosado, uma das maiores escolas do nordeste. Ele tinha uma grande paixão pela agricultura, sendo um dos sócios fundadores da Mossoró Agro-Industrial S/A – MAISA.

Em sua homenagem foi colocado o seu nome no Hospital Regional de Mossoró; também seu nome foi lembrado na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, construído no bairro Alto de São Manoel, Mossoró.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1013462007421508&set=gm.9345933125490034&idorvanity=768856323197800

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário