Seguidores

sábado, 19 de novembro de 2011

LÁ DO PIAUÍ

Por: Rostand Medeiros

Recentemente estive no Piauí, mais precisamente em Teresina e fiquei encantado com a terra e com as pessoas do lugar.
Ao chegar a Natal, busquei comentar as experiências que vivi. Mas percebi o quanto meus amigos não conheciam nada sobre este estado. Percebi o quanto a nossa visão é atrelada ao aspecto da pobreza e do atraso.
Se hoje praticamente só vemos os sertões piauienses desta maneira, em relação ao seu passado as informações são mínimas.
Mas muita história liga os nossos sertões ao Piauí.
O interessante livro “O Que os Netos dos Vaqueiros me Contaram – O domínio oligárquico no Vale do Parnaíba”, do professor de Ciência Política da Universidade Federal do Ceará (UFC), Manuel Domingos Neto, mostra aspectos das mudanças ocorridas durante a modernização do sertão brasileiro, com ênfase na região do Vale do Rio Parnaíba e como estas mudanças afetaram a elite sertaneja que ali vivia, principalmente os coronéis.
O livro do professor Manuel Domingos mostra a importância que aqueles sertões tiveram como uma região fornecedora de gado, durante um período superior a mais de duzentos anos, e que hoje é considerada como uma das áreas mais atrasadas e pobres do país.
Consta que a grande motivação do estudo foi precisamente esta intrigante mudança ocorrida no Vale do Parnaíba. De grande fornecedor de alimentos para uma enorme parcela da população brasileira, a atual situação de sinônimo de pobreza. Mas o interessante é que o livro realiza uma revisão do conceito tradicional em relação ao coronelismo. Apontando que não seriam estes homens poderosos os maiores responsáveis pelo atraso naquela na região.
É um livro interessante, que eu recomendo.
O leitor deste blog que for radicado no Rio Grande do Norte, que pouco contato tem com o “distante” Piauí, pode até imaginar que esta obra pouco tem haver com a história do nosso sertão. Mas é um engano.
Certamente muitos potiguares que colocarem os olhos sobre este trabalho, vão conhecer muito de uma região que para nossos antepassados tinha uma enorme importância.
Fossem coronéis, fossem vaqueiros, muitos potiguares das priscas eras, seguiram para os sertões piauienses para a compra de cabeças de gado, que foi uma das forças impulsionadoras de nossa economia.
As notícias de chuvas na região eram um bom presságio para os nossos fazendeiros e em várias obras da historiografia potiguar sempre existem referencias aos sertões piauienses.
ADENDO

José Mendes Pereira 
AS MARAVILHAS DO PIAUÍ
Pedra Furada - São Raimundo Nonato
Delta do Rio Parnaíba


Cachoeira do Urubu - Piauí


Belezas do Piauí - TERESINA 158 ANOS


Litoral do Piauí


O Delta do Parnaíba é a maior atração turística.


A Pedra do Castelo foi eleita uma das sete maravilhas do mundo


Maravilha do Piauí


As maravilhas do Piauí


Litoral Piauiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário