Seguidores

domingo, 14 de junho de 2015

AS MARCAS DO CANGAÇO

http://pt.wikipedia.org

Mesmo após passados 88 anos da tentativa de invasão por parte de Lampião e seu bando à cidade potiguar de Mossoró, a Igreja de São Vicente de Paula, palco da batalha entre a resistência local e o numeroso grupo cangaceiro, ainda guarda em suas paredes as marcas da batalha.

À frente da resistência da cidade estava o Coronel Rodolfo Fernandes, na época prefeito da cidade, do outro lado estava um forte e armado grupo de cangaceiros, comandado pelo mais temido cangaceiro de todos os tempos, Lampião.

http://verdade-queliberta.blogspot.com

No dia 13 de Junho de 1927, após o prefeito Rodolfo Fernandes se recusar a fazer o pagamento da propina exigida por Lampião, a cidade é invadida e começa uma intensa batalha.

Os resistentes entrincheirados contra-atacam e conseguem atingir ainda nos primeiros momentos do confronto, dois importantes cangaceiros, sendo eles; Colchete e Jararaca, tendo o primeiro caído mortalmente e o segundo ferido, preso e assassinado tempo depois.

http://cariricangaco.blogspot.com

A força e a coragem dos populares fizeram com quê Lampião e seu grupo recuassem e abandonassem a cidade, registrando no currículo de Lampião, uma das maiores derrotas de toda a sua vida cangaceira.

Na fantástica fotografia abaixo registrada por Maxxilendário Barreto, podemos ver claramente as marcas das perfurações feitas à bala nas paredes do campanário da Igreja de São Vicente de Paula em Mossoró, local que foi utilizado durante o confronto como trincheira e que fez toda a diferença para anular o forte ataque dos experientes cangaceiros.

Fonte: facebook

Esse combate aconteceu no dia 13 de Junho de 1927, há 88 anos atrás...
...NAS QUEBRADAS DO SERTÃO.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário