Seguidores

domingo, 14 de junho de 2015

DELMIRO GOUVEIA E O PRIMEIRO SHOPPING DO BRASIL


O cartão postal, datado de 1904, traz lembranças do imponente Mercado do Derby, na cidade do Recife. Foi uma criação de Delmiro Gouveia, sua construção teve iniciou em 1898, ficando as obras concluídas em sete de setembro de 1899. Com seus 129 metros de comprimento, dividida em dois corpos principais com pavilhões em suas extremidades. Voltado para o nascente, o Mercado do Derby dispunha de 18 portões e 112 janelas, localizando-se no centro um pavilhão em dois pavimentos onde funcionava a administração, com uma vista de todo o movimento dos corredores centrais. 


As cobertas dos dois corpos principais eram suspensas por quatro linhas e 16 colunas em ferro, sendo o pavilhão central cercado por ventiladores que se encarregavam da renovação do ar e da luminosidade do ambiente. Possuía o mercado 264 compartimentos, dispostos em forma de três ruas paralelas, sendo servido por água encanada, esgotos e uma central de energia elétrica, a grande novidade da época. Um imponente prédio onde se vendia de tudo, de carne, artigos importados, verduras, gelo e jornais. Em frente à fachada principal, tinha uma área ajardinada com 400 metros quadrados de extensão, onde eram disputadas corridas de bicicleta e, mais adiante, à direita, foi erguido um luxuoso hotel com vários salões para jogos, cafés, restaurantes e outros divertimentos. A luz elétrica proporcionou aos comerciantes estenderem o horário comercial de suas lojas até às 8h da noite, com a realização de festas para crianças e adultos, que atraíam multidões. Era o ponto mais concorrido do Recife na época, sendo todo o conjunto servido por uma linha da Companhia de Ferro Carril, que administrava o transporte coletivo por tração animal. Era uma espécie de precursor dos atuais shoppings. O Mercado do Derby foi destruído por um incêndio, na madrugada de 1º de janeiro de 1900. 

Dizem que o incêndio foi criminoso e seus autores foram os inimigos políticos de Delmiro Gouveia, na época, chefiados pelo vice-presidente da República, o Conselheiro Rosa e Silva. Desde 19 de novembro de 1925 que o prédio do antigo Mercado do Derby é ocupado pelo Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco.
Fonte: Jornal da Besta Fubana

Fonte principal: 

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário