Seguidores

terça-feira, 21 de julho de 2015

SARGENTO EVARISTO CARLOS COSTA

Foto: Blog Cangaço na Bahia (Rubens Antônio)

Único sobrevivente da chacina de Queimadas na Bahia, ocorrida em 22 de dezembro de 1929.

Lampião e seu grupo formado por dezoito cabras entram na cidade de Queimadas e são confundidos pela população local, que pensava se tratar de uma Força Volante.

Uma moça por nome Zulmira Lanthyer reconhece Lampião e tenta avisar a população, que não deu importância ao fato.

De pé: Ezequiel, Calais, Fortaleza, Mourão e o menino Volta Seca. Sentados : Lampião, Moderno, Zé Baiano e Arvoredo.*Mariano foi omitido. Esta foto é só para ilustração, e não tem nada a ver com Queimadas - tokdehistoria.com.br

Os cangaceiros cortam as linhas do telégrafo da cidade e deixa a localidade sem comunicação, ficando toda a cidade à mercê do bando.

Lampião adentra a cidade e vai até a delegacia onde prende todos os soldados, em um total de sete, e em seguida liberta os presos que ali estavam. 

O Sargento Evaristo Carlos Costa responsável pelo destacamento é feito prisioneiro e obrigado a acompanhar o bando pela cidade, passando informações e indicando autoridades e moradores de maior poder aquisitivo.

Após impor suas condições e fazer suas exigências, Lampião retorna a delegacia soltando os soldados presos, que vão sendo retirados do local e em seguida vão sendo mortos com tiros na cabeça, e sangrados um a um, sendo um dos executores de destaque nessa chacina, Volta Seca o cangaceiro-menino.

O cangaceiro Volta Seca

Entre os militares que se encontravam na localidade, apenas o Sargento Evaristo C. Costa é poupado da morte, dizem que o fato se deve por ter Lampião concedido um pedido à uma moradora local, após ter sido presenteado com um trancelim de ouro, e esta por sua vez utilizou o desejo concedido para interceder pela vida do Sargento. Porém há quem discorde dessa versão.

A verdade é que o Sargento Evaristo sobreviveu ao massacre, onde sete de seus colegas de farda não tiveram a mesma sorte e a cidade de Queimadas-BA ficou marcada no roteiro sangrento do cangaço Lampiônico.

NAS QUEBRADAS DO SERTÃO...


Fonte: facebook

Página: Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário