Seguidores

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Professores de História não estudam "cangaço"

Por: José Mendes Pereira


Interessante!

            O tema "Cangaço" ou ainda a "literatura lampiônica", é um dos assuntos mais estudados no nordeste brasileiro. E nele, encontramos, Médicos, sargentos, capitães, Advogados, juízes, Geógrafos, literários, Matemáticos, jornalistas, escritores, pesquisadores, estudantes..., em fim, todo tipo de formados  encontramos. Mas, não se ver professores de História envolvidos com esse tema.

Paulo Medeiros Gastão 

           Eu conversando com o fundador da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço,  o escritor/pesquisador e empresário Paulo Medeiros Gastão, ele relata isto, e eu já havia analisado, pois durante o tempo em que eu me dediquei ao estudo "cangaço", somente um ou dois professores de história que se interessaram pelo tema.

Bando de cangaceiros de Lampião

            A literatura lampiônica não é bicho de sete cabeças. É simplesmente um movimento social que os jovens do século XX fizeram, quando todos os subgrupos tinham um chefe superior que determinava onde iriam atacar para saquearem o que eles desejavam; e um dos mais famosos cangaceiros, foi o Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, que com o seu famoso bando, enfrentava as volantes dos governos dos sete Estados Nordestinos.    
           É claro que era um movimento que violentava, roubava, assassinava e tudo mais. Mas isto é passado. Pior são os acontecimentos de hoje, que matam para estorqui  1 real, uma moto, um carro, um tênis..., e ainda ficamos diante do televisor para vermos as terríveis cenas praticadas por marginais.

Osama Bin Laden

           Pensando bem. Será que Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e outros e outros cangaceiros fizeram o que o terrorista Osama Bin Laden fez? Conseguiu em dez segundos matar quase três mil pessoas inocentes, usando uma jaqueta de falso militar, e ainda se dizia perseguido pelos os países potentes?

As Torres Gêmeas

           Arquitetou e pôs em prática a sua maldade contra a humanidade, que não só sofreram os que morreram, os que lá estavam, como todo globo terrestre sofreu as piores consequências, a economia dispencou de vez, deixando as nações do mundo inflacionadas?

Adolf Hitles

           O Adolf Hitles que com o seu poder de dono do mundo, matou milhares e milhares de pessoas que sonhavam muito alto, de ter uma família, um lugar para morar, uma vida totalmente feliz, e um único administrador de um país, destruiu os seus sonhos e suas vidas?

Joseph Mengele

          O doutor Joseph Mengele, que fez experimentos com humanos, e foi o responsável pelo extermínio de milhares de judeus, fugiu para a Argentina e nunca pagou por suas atrocidades?
           Friamente, usou os judeus como cobaias humanas com todo tipo de experimentos macabros?  A muitos outros enviou-lhes diretamente do trem ao crematório - e fugiu do campo de concentração em janeiro de 1945, dias antes de sua liberação? Josef Mengele nem sequer foi citado nos Julgamentos de Nuremberg e como muitos outros criminosos nazista cruzou o Atlântico e converteu a América do Sul em seu esconderijo?
E tantos outros que fizeram as maiores atrocidades e ninguém os ver?
           Lampião não foi realmente o que dizem. Lampião foi acusado de diversos crimes, quando muitos desses terríveis crimes eram feitos pela própria polícia.

Leia o que escreveu o historiador
João de Sousa Lima em:
"A vida nem sempre bela de
Maria Bonita"

No Artigo do escritor Ronaldo Pelli

 
João de Sousa Lima

             "A polícia, que era quem devia proteger a população, o sertanejo, foi muito pior que os homens e mulheres que viviam à margem da lei. A polícia matou mais, estuprou mais, roubou mais. Muitos desses crimes foram creditados aos cangaceiros. É importante que escritores e estudiosos do tema saibam manter a imparcialidade na hora de retratar os casos e deixem que a história e o tempo decidam essas questões polêmicas e que não cabem no olhar individual de algum analista".
             Portanto professor de história, cabe ao senhor se engajar neste estudo. Não ofende, não maltrata ninguém, e com certeza, você vai adquirir mais conhecimentos históricos para sua vida profissional.
            Um dia, quem sabe, um aluno lhe faz uma pergunta sobre o cangaço. E o que você vai dizer? "-Eu não o respondo porque não sei nada sobre o cangaço".
 
             Que resposta sem graça hein!?

        

Um comentário:

  1. ADERBAL NOGUEIRA22:16:00

    AMIGO MENDES, SEMPRE ANTENADO COM AS NOTÍCIAS, PARABÉNS.
    GOSTARIA DE DIZER AOS AMIGOS DO BLOG QUE AMANHÃ ÀS 20 HORAS SERÁ LANÇADO O DOCUMENTÁRIO "OS ÚLTIMOS CANGACEIROS", DE WOLNEY OLIVEIRA, NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR. COM CERTEZA UM BOM TRABALHO.
    ADERBAL NOGUEIRA

    ResponderExcluir