Seguidores

domingo, 7 de junho de 2020

O CANGACEIRO VINTE E CINCO



José Alves de Matos mais conhecido por Vinte e Cinco nasceu em Paripiranga no Estado da Bahia, na Fazenda Alagoinha. No cangaço recebeu a alcunha de "Vinte e Cinco" apelido dado pelo cangaceiro  Cristino Gomes da Silva Cleto o Corisco, por ele ter entrado no cangaço em uma data do mês que marcava "Vinte e Cinco", mas não se tem o mês desta ocorrência.

O cangaceiro "Santa Cruz" era seu sobrinho filho de sua irmã Joaninha, esse cangaceiro era irmão do também cangaceiro Zepellin, e entrou para o bando de Corisco no mesmo dia que o cangaceiro "Vinte e Cinco" entrou no grupo de Mariano. Por conta de uma discussão com a cangaceira Dadá "Santa Cruz" resolveu sair do grupo de Corisco.

Além do "Santa Cruz" vários primos entraram para o cangaço, sendo eles: Pavão que morreu juntamente com Mariano e o coiteiro João do pão. Chumbinho que era um dos preferidos de Lampião o Hermínio Xavier. Era um jovem frio, astuto e perigoso. De cor negra e sorridente que se sentia orgulhoso e elogiado por Lampião. Seus restos mortais foram guardados no cemitério de Porção, no Estado de Pernambuco. Ainda o Azulão e Ventania. Sobre o Azulão não posso afirmar qual deles seria o primo do Vinte e Cinco, porque no cangaço existiram 4 cangaceiros com o apelido de Azulão, sendo eles o Azulão I, II, III e IV. Sei apenas que o cangaceiro Ventania era irmão do cangaceiro Atividade. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário