Seguidores

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cosme e Damião do mundo do cangaço...

Por: Manoel Severo
 
Manoel Severo e Napoleão
          Neste último mês, tivemos as celebrações alusivas aos santos gêmeos, Cosme e Damião; os irmãos médicos, nascidos na Arábia e que deram suas vidas em defesa dos enfermos e da fé cristã
 
Francisco das Chagas do Nascimento
 
           Também na família dos pesquisadores sbequianos, temos um par de gêmeos, também concorrendo à "santidade", tamanha gentileza, cordialidade, lanheza e elegância na conduta e nos relacionamentos, hoje o Cariri Cangaço abre espaço para homenagear os irmãos Assis e Chagas; dupla dinâmica que ao lado do estimado Manelzim, fazem valer uma das mais fortes máximas literárias: família que pesquisa unida, permanece unida para sempre...
 Francisco de Assis do Nascimento

           Os irmãos Nascimento são amigos valorosos e nos deram a satisfação de estarem nas duas edições do Cariri Cangaço. Dessa forma como membros efetivos desta família, recebem o nosso afetuoso abraço de gratidão.
 
Extraído do blog: "Cariri Cangaço"
do amigo Manoel Severo, autor desta matéria
 
 
REVENDO OS DISCÍPULOS DE DEUS
 
 
Amigo Manoel Severo:
 
            Pesquisando em páginas anteriores do seu blog, encontrei estes dois discípulos de Deus, o Corme e o Damião. Realmente eu não sei quem é o Cosme e quem é o Damião, mas o Francisco das Chagas do Nascimento eu o conheço muito, pois já estive em sua residência por algumas vezes, e que  o conheci através do meu filho,  José Mendes Pereira Filho, que ambos haviam trabalhado juntos no Banco do Brasil.
 
            As duas primeiras vezes que eu fui ao seu acervo (um enorme acervo),  localizado na BR que liga Mossoró a Tibau, 20 Km de Mossoró, fui em seu próprio automóvel, onde lá conheci o acervo dos irmãos Cosme e Damião.  A minha finalidade foi procurando informações sobre a empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia, do então afamado Lampião.
 
            Posteriormente retornei a sua propriedade, mas não o encontrei, fui informado que ele e o Assis haviam estado lá, fizeram fotos com armas, chapéus de couro, trajando-se a moda cangaceiros.
 
            O Assis eu não o conheço, mas pela foto, com certeza, se eu chegar no seu acervo e só estiver ele, sem dúvida, ficarei duvidando que é o Francisco das Chagas do Nascimento.

Um comentário:

  1. Amigo Zé Mendes, vc continua "arrebentando", meu camarada vc foi resgatar uma das postagens mais singelas de nosso cariricangaco.com, quando de maneira mais que justa, realizamos esta humilde homenagem a estes dois grandes amigos irmãos: Chagas e Assis. Que bom vc ter trazido nossa postagem à tona novamente, na verdade nosso desejo é que todas as postagens pudessem ser sempre "primeira página".

    Abração

    Manoel Severo

    ResponderExcluir