Seguidores

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Moreno e Durvinha um Século de História

Por: Manoel Severo
 
 
             Moreno e Durvinha, um dos casais mais emblemáticos do ciclo do Cangaço, em fotos de Leonardo Lara. Durvinha, que entrou no cangaço para ficar ao lado de Virgínio, cunhado de Lampião, passou a viver ao lado de Moreno, após a morte do companheiro.
 
Moreno e Durvinha em fotos de Leonardo Lara

            Durvinha nos deixou; Moreno completou 100 anos de vida ao lado de seus familiares no estado de Minas Gerais, entre esses, os queridos amigos João Souto e Nely Gonçalves; que nos deu o prazer de vir ao Cariri Cangaço.


Extraído do blog: "Cariri Cangaço"
            Amigo Manoel Severo:
 
           Sem modificar o seu texto, faço uma observação sobre o casal de cangaceiros, apenas para dizer que este casal já era considerado pelo escritor João de Sousa Lima, um dos seus familiares.
 
           Todos os textos do escritor que falam em Moreno e Durvalina, a gente percebe que ele tinha um enorme carinho e os considerava como se fossem tios, primos, irmãos ou até mesmo seus pais.
 
          O apoio que o escritor recebeu dos filhos do casal, principalmente da Nely, contato que teve  com o casal de cangaceiros,  que ao falecer, deixou saudades encravada no coração do historiador.
 
           Valeu escritor João de Sousa Lima!

José Mendes Pereira

Um comentário:

  1. Prezado Zé Mendes, vc sempre preciso em suas postagens e comentários. Joãozinho é essa pessoa maravilhosa que todos aprendemos a amar. Com certeza temos aqui mais uma demonstração de seu carater em ter tanto amor pela família de nossa querida Lili.

    Grande abraço,

    Manoel Severo

    ResponderExcluir