Seguidores

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O 5º Bispo de Mossoró - 25 de Março de 2013

Por: Geraldo Maia do Nascimento

A Diocese de Mossoró foi instalada em 18 de novembro de 1934, sendo o seu primeiro bispo Dom Jaime de Barros Câmara. Veio na sequência Dom João Batista Portocarrero, Dom Elizeu Simões Mendes, Dom Gentil Diniz Barreto e em 01 de abril de 1984 assumiu a Diocese Dom José Freire de Oliveira Neto, o seu 5º Bispo. 


Nascido na cidade de Apodi/RN em 09 de março de 1928 era filho de José Freire de Oliveira Filho e de Francisca Celsa de Oliveira. Seus estudos primários foram em sua terra natal, Apodi/RN. Iniciou seus estudos de padre no Seminário de Santa Teresinha, em Mossoró, deu andamento no Seminário de São Leopoldo (RS) e concluiu com o mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Catequese, pela Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma.
                
Aos 22 de setembro de 1956 foi ordenado presbítero por Dom Luigi Traglia, em Roma. Em 03 de novembro de 1973, o Papa Paulo VI o nomeou bispo-titular de Illici e auxiliar de Mossoró, recebendo sagração episcopal aos 02 de junho de 1974, na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma; Sendo Dom Gentil Dinis Barreto, o bispo consagrante. No dia 18 de julho 1975 foi apresentado ao povo da Diocese de Mossoró, em solenidade na Catedral de Santa Luzia. Em 1979 foi nomeado bispo coadjutor. Assumiu interinamente o governo diocesano a 14 de março de 1984, por ocasião da renúncia de Dom Gentil Diniz Barreto.
               
Pertencente à geração dos militantes da Igreja Pós-Conciliar, tinha opções eclesiais claras e dedicava seu trabalho a causas nobres, ao lado de grandes religiosos do Nordeste, como Aloísio Lorscheider, José Maria Pires, Hélder Câmara, Paulo Evaristo, Eugênio Sales e Luciano Mendes.
               
Na época em que assumiu o comando da Igreja na Diocese de Mossoró, Dom José Freire foi responsável pelo desenvolvimento de um importante trabalho num período de transição sociopolítico do país. Pertencia à safra dos bispos de grandes ideais, que marcou a era de ouro da Igreja no Brasil.
               
Naquela época, 1984, ainda vivendo sob a ditadura militar, havia no episcopado brasileiro uma natural divisão entre os bispos. Mesmo diante da instabilidade Dom José optou ficar do lado do povo, lutando pelo resgate da democracia, justiça social e pela liberdade de expressão. Na diocese, ele foi o bispo que abriu as portas da Igreja para os leigos, criou as assembleias de pastoral, aplicou o planejamento participativo e reacendeu as pastorais sociais.
               
Segundo bispo com origens fixadas na região, Dom José governou a diocese durante 20 anos. Renunciou em 2004, ao atingir a idade de 75 anos, tornando-se então bispo emérito. Seu lema episcopal era Configuratus Morti Ejus. Foi substituído pelo atual bispo, Dom Mariano Monzana.
               
Dom José Freire de Oliveira Neto faleceu na madrugada do dia 10 de Janeiro de 2012, na UTI do hospital Wilson Rosado em Mossoró, aos 83 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde o dia 31 de dezembro de 2011, em função de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico.
               
O corpo de Dom José Freire foi conduzido para Apodi (RN), sua cidade natal, onde foi velado. No dia 11 o corpo retornou à Mossoró, sendo velado na Catedral de Santa Luzia onde aconteceu a missa de corpo presente sendo, em seguida, realizado o sepultamento na própria Catedral.
               
Com o falecimento do Bispo Emérito, a Prefeitura Municipal de Mossoró decretou luto oficial na cidade por três dias, o mesmo acontecendo no município de Apodi, sua terra natal. Sua memória permanece viva no coração da comunidade católica de Mossoró.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

Fontes:
http://www.blogdogemaia.com/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário