Seguidores

domingo, 23 de junho de 2013

Jararaca é entrevistado pelo "O Mossoroense"

O cangaceiro Jararaca

Gravemente ferido durante o ataque do seu bando à cidade, Jararaca ficou recolhido na Cadeia Pública de Mossoró, local onde concedeu entrevista ao professor Eliseu Viana, declarações essas publicadas no “O Mossoroense”, A edição de nº. 884, datada de 19 de Junho de 1927, que consta este acontecimento foi extraviado dos arquivos do periódico, mas o texto pode ser consultado no livro “Lampião em Mossoró” escrito pelo historiador Raimundo Nonato.

Na conversa com Eliseu Viana, o cangaceiro José Leite de Santana, “o Jararaca”, revelou que fazia parte do bando de Virgulino Ferreira há um ano e seis meses, e que o ataque a Mossoró teria sido aconselhado por 

O cangaceiro Massilon

Massilon, não sendo este o desejo de Lampião. Na entrevista o bandido se autodenominou como um cangaceiro temível em toda zoa pernambucana, contou que sempre encontrou proteção no território cearense, tendo o Padre Cícero do Juazeiro fornecido munição a Lampião.

Jararaca ainda detalhou a forma como foi alvejado durante o combate, afirmando que o primeiro balaço que o atingiu partiu de cima da Capela de São Vicente, enquanto procurava tirar a munição de Colchete e conduzir a arma do mesmo. O cangaceiro confessou também que a vida de bandido era muito ruim, mas que sempre procurou evitou maus tratos de seus companheiros, pois  teve educação e era muito respeitado no bando.

Após ser divulgada no “O Mossoroense”, a entrevista ganhou proporções nacionais, sendo republicada no jornal “O Estado de São Paulo”, onde obteve uma  vantagem recorde de cinco mil e quatrocentos exemplares.

Na edição de 26 de Junho, é informado que Jararaca havia morrido nas proximidades da cidade de Assu-Rn, em consequência dos seus graves ferimentos, enquanto estava sendo transferido  para a Cadeia de Natal. 


O cangaceiro foi enterrado em Mossoró, e até hoje o seu túmulo continua sendo um dos mais visitado no Cemitério São Sebastião.

Fonte: O Mossoroense - 140 Anos

Material do acervo do pesquisador José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário