Seguidores

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

“Que negro bom para uma enxada.” - disse Lampião no interior da Bahia


Para meus amigos cangaceiros, ilustres e conhecedores dos fatos narrados, vividos e registrados no sertão brasileiro. Que me dizem dessa frase de Lampião?

“Que negro bom para uma enxada.” 

(Momento em que, Lampião confessa todo seu preconceito racial. Ele examinava as mãos de um juiz de Direito no interior da Bahia, por duvidar que ele era mesmo uma autoridade pelo fato de ser negro.) 



"Já ouvi comentários a esse e outros similares".

Paulo Moura falou também dizendo:


"Pelos escritos que li, inclusive da época do cangaço, era público e notório que o racismo era muito comum naquelas plagas. Ainda existiam negros filhos de escravos e que viviam em condição de escravo (livre, porém, sob o domínio do ex-dono)... Contudo, também é bom lembrar que Lampião teve em suas hostes, grandes comandantes de grupo que eram de cor... A exemplo de Meia noite... Sabino, que era mestiço, etc".

E o João Paulo Celestino o que disse?


Existem outras supostas frases de sua autoria que evidenciam seu racismo. É dito que ele não reverenciava São Benedito por que segundo ele, "onde já se viu negro ser santo?".

Apesar disso, nutria grande amizade com negros (citado pelo amigo Paulo Moura acima e incluiria também Zé Baiano) e mestiços, sendo ele próprio um.

Existia um racismo estranho no sertão daquela época. O povo tinha orgulhoso de sua relativa brancura, e para muitos negro era sinônimo de cor escura e "cabelo ruim", e como o Lampião, apesar da pele escura, tivesse cabelo liso, talvez por isso não se considerasse negro.

Não vou me aprofundar nesse assunto pois não domino, e posso está falando besteira, então deixo para nossos amigos antropólogos de plantão rsrsrsrs. Com 
Aderbal NogueiraPaulo GastãoPaulo Moura, Cangaceiros CaririJuliana PereiraJoão Paulo CelestinoJosé João Souza,

José João Souza falou o seguinte:


"Amiga, as coisas mais esquisitas e contraditórias já se disseram de Lampião, a última foi o livro dizendo que ele era gay".

Fonte: facebook
Página: Vânia Galceran

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo10:01:00

    Tudo é possível na vida e morte do Rei do Cangaço. Falam tudo, e nem sempre determinados fatos aconteceram. Quanto ao episódio acima referido, relatam que foi em Queimadas - Ba, quando ali ele comandou a chacina de sete soldados.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir