Seguidores

sábado, 4 de março de 2017

INSTRUMENTO DE TRABALHO DO ZÉ DE NENÉM VÍTIMA "Nº 1" DE LAMPIÃO.

Por José Mendes Pereira
A foto pertence ao acervo do pesquisador/historiador Guilherme Machado

Para quem não sabe José Miguel da Silva o sapateiro Zé de Neném foi o primeiro esposo de Maria Gomes de Oliveira a Maria Dea como era chamada na vizinhança onde residia, sendo esta a futura cangaceira Maria Bonita, mas devido alguns desentendimentos com o seu companheiro, Maria Bonita resolveu abandonar o seu primeiro cônjuge, que segundo informação dos pesquisadores, ele era seu primo,  e partiu para um novo relacionamento, e desta vez, com Virgolino Ferreira da Silva o homem mais procurado por 7 Estados do Nordeste Brasileiro, o sanguinário e afamado rei do cangaço o capitão Virgulino ou o capitão Lampião. 

O sapateiro Zé de Neném

Acima, vemos esta peça chamada de Bigorna Sapateiro, Pé Ferro sapateiro que pertenceu ao sapateiro Zé de Neném. 


O que segue pertence ao historiador e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros e foi publicado em seu blog Tok de História no dia 09 de Março de 2012 - https://tokdehistoria.com.br/tag/ze-de-nenem. 

Se o amigo pesquisador ou estudante do cangaço usar esta informação em seu blog, ou em alguns trabalhos seus, por obséquio e respeito ao proprietário do material (Rostand Medeiros) ponha a fonte desta informação que está logo acima em cor azul.

"O jornalista Rangel informa, segundo Rostand Medeiros,  que Zé Felipe lhe narrou que em uma ocasião em meio a uma caminhada forte, com a polícia seguindo nos calcanhares, Maria Bonita foi ficando cada vez mais para trás, pois trazia embalada uma criança sua, com pouco tempo de nascida. Sem explicar como, a reportagem informa que a cangaceira com seu filhinho pegou um cavalo e conseguiu chegar próximo ao bando. 


Como a criança chorava muito, Lampião se exasperou e, para evitar que o bando fosse encontrado pela polícia, quis “sangrar” com um punhal seu próprio filho.  Mas Maria saltou de punhal na mão e encarou o chefe cangaceiro frente a frente e este desistiu de sua ação. Noutra ocasião Zé Felipe narrou ao jornalista Rangel que Maria tinha ficado raivosa com o companheiro e chegou a quebrar-lhe uma cabaça d’água na cabeça."

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário