Seguidores

segunda-feira, 24 de julho de 2023

MANÉ VÉIO, O HOMEM DE CORAGEM NA GROTA DO ANGICO.

 Por João Marques da Silva


Boa tarde Sr José Mendes, não tenho muito o que falar sobre meu avô, a não ser que sim, tenho muito orgulho da história dele, como Soldado da volante nos tempos do Lampião. Conheci ele já de idade aqui em São Paulo, não o víamos da forma que os outros falavam, porque já era uma pessoa diferente, convertida ao evangelho, sendo testemunha de Jeová. Falava muito pouco sobre o passado, mas como eu e meu irmão Fábio éramos novos, tínhamos muita curiosidade e perguntávamos muito sobre o cangaço.

Policial Mané Véio, o homem de coragem na Grota do Angico.

A história do meu avô influenciou muito na vida minha e de meu irmão, assim como a maioria dos brasileiros, crescemos admirando as histórias de Lampião, fazendo trabalho em escola.

Após conhecermos a história do nosso avô jamais deixamos de nos trabalhos, mencionar quem eram os heróis de verdade. Meu avô errou sim, infelizmente meu pai (Abílio Marques da Silva), jamais o perdoou, e eu o entendo, não o julgo, só ele sabe o que ele passou tanto, que a única coisa que ele tinha do pai dele, era o nome Marques da Silva, mas nunca tivemos contato com ninguém da família Marques da Silva, por parte do meu pai. 

Depois de muitos anos, conhecemos um primo dele aqui em São Paulo, mas já nos últimos dias de meu pai morrer, sem perdoar o pai, e nunca aceitou nada do pai que o procurava. 

Segundo ele, pra de alguma forma, ajudar talvez fosse comprar o perdão do meu pai, mas não conseguiu, e a história acaba assim. 

Mas graças a história do meu avô, que veio à tona, tanto eu como meu irmão, entramos na Polícia Militar no Estado de São Paulo.

Enviado por João Marques da Silva. neto do policial Mané Véio.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário