Bin Laden
Nunca um país foi tão humilhado quanto os Estados Unidos. No dia 11 de setembro de 2001, Os Estados Unidos viram o seu orgulho, as "Torres Gêmeas" se desmoranando no meio do fogo. Os ataques foram praticados contra alvos civis, e aconteceram numa manhã do dia 11, quando quatro aviões comerciais foram tomados pelos terroristas, e desviados para tentarem suas vinganças, sendo que dois deles foram jogados contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Novo York.
O terceiro avião, mesmo o Estados Unidos American Airlines Flight 77, foi reportado pelas autoridades norte-americanas como tendo sido intencionalmente derrubado contra o Pentágono pelos sequestradores, no Condado de Arlington, Virgínia.
Nestes atentados morreram 2.973 pessoas. Desde a Guerra de 1812, esse foi o primeiro ataque de efeitos psicológicos e altamente corretivos imposto por forças inimigas em território americano.
Mas finalmente, com a sua força e extratégia, os Estados Unidos venceram o maior terrorista, o home que desejava matar o maior número de seres humanos, como forma de protesto aos Estados Unidos.
Vídeo da Globo.com
Presidente americano anuncia morte de Osama Bin Laden
Globo.com - Vídeos
Notícias da Veja - Abaixo
A operação que matou Osama bin Laden também deixou três homens e uma mulher mortos, incluindo um filho do chefe da Al Qaeda, informaram fontes oficiais. "Além de Osama bin Laden, três homens foram mortos na operação", afirmou a fonte, que não quis ser identificada.
Dois dos homens trabalhavam como mensageiros de Bin Laden e o terceiro supostamente seria um filho de Bin Laden.
"Uma mulher foi morta quando foi usada como escudo por um combatente. Duas outras mulheres ficaram feridas", afirmou ainda a fonte, acrescentando que a operação durou menos de 40 minutos.
Um fator chave para a operação foi o esforço contínuo das agências de espionagem americanas em rastrear um mensageiro de confiança de Bin Laden.
As forças americanas perderam um helicóptero na operação devido a um problema técnico, e o aparelho foi destruído pelos americanos, segundo a fonte.
O esconderijo - Outros oficiais falaram dos informes da inteligência que revelavam a elaborada segurança do complexo onde Bin Laden estava escondido. Localizada a cerca de duas horas da capital Islamabad, em Abbotabad, a mansão era protegida por muros de 5,5 metros de altura, encimados por cercas de arame farpado. A preocupação com a privacidade dos moradores também se manifestava na existência de poucas janelas e na falta de conexões telefônicas, passíveis de rastreamento. Avaliada em um milhão de dólares, a mansão teria sido construída em 2005 com o objetivo de servir como refúgio aos principais terroristas da Al Qaeda.
(com Agência France-Presse)
veja.abril.com.br/noticia/.../
Nenhum comentário:
Postar um comentário