Por: Antonio Vicelmo
No teatro Salviano Arraes, o público pode conferir
exposição de fotos sobre a história do cinema
FOTO: ANTÔNIO VICELMO
O primeiro cinema do interior do Estado foi o "Paraíso", no Município do Crato. Evento destaca centenário da data
Com a exibição dos longas-metragens "Sargento Getúlio", de Hermano Penna, e "Padre Cícero", de Helder Martins, será encerrada hoje, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, a primeira Mostra Crato de Cinema e Vídeo, que comemorou os 100 anos da inauguração do primeiro cinema do interior do Ceará, o "Cinema Paraíso", ocorrido em 3 de maio de 1911, pelo italiano Vittorio di Maio, no Município do Crato.
Italiano Vittorio di Maio
O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), reuniu mais de 30 trabalhos, dentre curtas e longas-metragens produzidos exclusivamente por cineastas da região, ou que possuem ligações com a cidade do Crato.
A produção cinematográfica regional resgatou a memória de personagens e entidades que marcaram a história do Cariri como:
Padre Cícero,
Patativa do Assaré,
Beato José Lourenço,
Dona Cícera do Barro Cruz, a Ordem dos Penitentes, que foram documentados pelos cineastas regionais.
Para comemorar os 100 anos desta data histórica, o radialista e memorialista cratense Huberto Cabral elaborou um conjunto de eventos, que envolveram todos os seguimentos ligados a cultura regional.
Huberto Cabral
Na entrada do Teatro Salviano Arraes, onde foi realizada a Mostra, foi instalada uma exposição de fotos com a história do cinema universal.
O pesquisador de cinema Amarílio Carvalho cedeu o seu arquivo com fotos de artistas famosos de Hollywood, que foram expostas na entrada do teatro.
Amarílio Carvalho
A velha e a nova gerações tiveram oportunidade de rever e conhecer artistas como:
Robert Taylor,
Gregory Peck,
Giuliano Gemma,
John Wayne,
Henry Fonda,
Frank Sinatra,
Elizabeth Taylor,
Cary Grant,
Gene Kelly,
James Stewart,
Grace Kelly,
Ann Miller,
Doris Day, entre outros.
"Foi o primeiro passo para que, num esforço contínuo, se possa revitalizar o cinema cratense, com a importante colaboração de muitos nomes que fizeram e fazem a história do cinema regional", disse a secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, destacando o pioneirismo do Município.
Danielle Esmeraldo e Manoel Severo
Entusiasmados com o sucesso da Mostra, os coordenadores vão incluir o evento na agenda cultural do Município. Para o memorialista Huberto Cabral, principal articulador dos cineastas regionais, a Mostra cumpriu o seu objetivo que foi lembrar o pioneirismo do Crato como "capital da cultura" do Cariri.
Reportagem de Antonio Vicelmo
(Diário do Nordeste)
Trasladado do blog: "Cariricaturas"
a foto de grace kelly está errada. a foto mostra uma morena pintada de loira, muito gostosa mas, não é a princesa de mônaco.
ResponderExcluir