Seguidores

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Palestra na FMJ sobre violência doméstica com técnicos do CREAS

Por Amanda Salustiano
 

Profissionais do CREAS - Centro de Referência Especializada em Assistência Social, a convite da FMJ - Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, ministraram uma palestra que teve como tema “Violência Doméstica contra Criança e Adolescentes”, dia 22, no auditório da faculdade. O evento faz parte de programação socioeducativa promovida pela instituição de ensino, intitulada por “Jornada de Pediatria”.
As palestrantes, Fabiana Andrade, assistente social e Verônica Alencar, psicóloga, abordaram a violência como uma questão da saúde pública; quais as consequências para crianças e adolescentes agredidas e as possíveis formas de combatê-la, visando conscientizar os estudantes de medicina, público - alvo do evento, estimulando-os enquanto futuros profissionais da área da saúde, ampliando o conhecimento destes e de como proceder na identificação de sintomas de violência.

Banco de Imagem - bater, mulher. 
fotosearch - busca 
de fotos, imagens 
e clipart

Segundo Fabiana Andrade “a capacitação dos profissionais envolvidos com a problemática requer um trabalho multidisciplinar, em rede: saúde (com atendimento médico e psicológico mais humanizado) e assistência social, aprimorando, dessa maneira, as políticas públicas, qualidade e necessidade dos serviços sociais dentro da realidade do município e das necessidades da população". Para a assistente social, “o diagnóstico sensível do médico pode implicar em mudanças importantes na vida dessa criança que pode ser encaminhada para um abrigo”.
O abuso e violência nas famílias brasileiras independem da idade, condição social, cor, cultura, e credo. Não há uma vítima típica do abuso, tampouco um agressor típico. Por isso, Verônica Alencar enfatizou que “às vezes a violência é do tipo intrafamiliar podendo ser identificada pelo médico, em uma simples avaliação, na negligência da família com relação a um tratamento indicado pelo profissional médico”


Postado por: Beto Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário