Jararaca e Asa Branca
O túmulo de Jararaca à frente, e por trás o de Asa Branca
O túmulo de Jararaca à frente, e por trás o de Asa Branca
Este é o túmulo de Jararaca.
Lembrando ao leitor que o cangaceiro Jararaca foi baleado no dia 13 de Junho de 1927, em Mossoró, e dias depois foi covardemente executado pelos policiais na época. O Jararaca era Pernambucano, lá de Buíque, terra de Manoel Dantas Loyola, o cangaceiro Candeeiro.
O escritor João de Sousa Lima à esquerda, e
o cangaceiro Candeiro à direita
Surgiu um pequeno boato que cabe dentro de um dedal, que o túmulo do cangaceiro Jararaca estava se lascando, assim diziam; mas nada de anormal, apenas foi quebrada uma placa de cerâmica, cuja, se ver.
José leite de Santana - o cangaceiro Jararaca
Já o cangaceiro Colchete, que foi morto no confronto com os combatentes de Mossoró, foi enterrado neste mesmo cemitério, mas não se sabe aonde é o local de sua sepultura, e até onde eu sei não se tem foto deste facínora.
O cangaceiro Asa Branca
O cangaceiro Asa Branca, o Antonio Luiz Tavares que era o seu verdadeiro nome, era filho de Antonio Luiz e de dona Maria da Conceição. Ele natural de Cajazeiras do Rio do Peixe, no Estado da Paraíba.
Nasceu no dia 10 de Janeiro de 1902 e faleceu de problemas cardíacos em Mossoró, no dia 02 de Novembro de 1981, sendo que os seus restos mortais repousam também aqui, no Cemitério São Sebastião em Mossoró.
Ele faleceu de morte natural, e foi um dos que participou da tentativa de assalto a Mossoró.
Nenhum comentário:
Postar um comentário