Seguidores

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

BIOGRAFIA DE SANTA LUZIA, VIRGEM E MÁRTIR - Festa 13 de dezembro

Por: José Mendes Pereira

Segundo os religiosos Luzia ou Lúcia (Santa Luzia) nasceu em Siracusa, em uma ilha da Sicília. Era de família nobre e além do mais  muito bela. Devido os seus lindos olhos, deixou vários rapazes apaixonados. 
Luzia viveu entre os anos 283-304, no sécilo IV, já na era cristã, no período do  reinado do Imperador Dioclesiano.
 
Imperador Diocleciano
Luzia desde cedo decidiu  dedicar sua vida ao Senhor, quando fez votos de virgindade perpétua. Após a morte de seu pai, sua mãe lhe prometeu a um jovem, nobre, porém pagão. Luzia disse-lhe que iria pensar sobre o casamento, mas não aceitou, alegando que já havia se comprometido com Jesus. Eutíquia, sua genitora havia apanhado    uma grave doença. Com os conselhos de Luzia Eutíquia  resolveu ir ao túmulo de Santa Ágeda, que a curou da doença. Eutíquia agora queria a filha religiosa, e aprovou o seu voto de virgindade. Quem não gostou foi o seu noivo, que enfurecido denunciou Luzia ao Imperador Dioclesiano que a levou a julgamento. 
Luzia arrancou seus olhos, colocou-os em uma bandeija e os entregou ao noivo.  Mas em vez de ficar cega, surgiram outros olhos mais belos do que os de antes. Foi daí que surgiu a tradição de invocá-la como a protetora contra os males da visão.
O imperador Dioclesiano interrogou Luzia, mas ela não negou sua fé e nem abriria mão da sua virgindade. Pelo contrário, afirmou que seria uma seguidora de Jesus Cristo e sua fidelidade à Santa Madre Igreja. Dioclesiano também a obrigou a adorar os deuses falsos, em que Luzia se recusou dizendo-lhe: "Adoro somente meu único Deus e Senhor e a Ele prometi fidelidade e amor!"
Diocleciano insatisfeito com a desobediência de Luzia, mandou-a a um prostíbulo, como castigo pelo seu voto de virgindade. Mas sendo forçada, dez homens não tinham forças para levantá-la do chão. Decidiram matá-la ali mesmo. Os carrascos então jogaram-lhe azeite fervendo, mas Luzia saiu ilesa. Somente um golpe de espada que lhe deram na garganta foi capaz de matá-la.
Desde o século IV, ela é invocada como Santa. Em 1894, seu martírio foi confirmado após a descoberta de uma inscrição sobre seu túmulo em Siracusa, e cuja trazia sobre ele uma inscrição em grego antigo falando sobre a sua morte.
Fonte de Pesquisa:
MOSSORÓ EM FESTA
Catedral de Santa Luzia em Mossoró
Assista o vídeo da festa de Santa Luzia no ano de 2008 em Mossoró - Novenário - imagens: Santa Luzia Tv

 Amanhã, 13 de Dezembro será realizada em Mossoró a maior procissão de Santa Luzia no Nordeste. As ruas ficarão lotadas de religiosos mossoroenses, das cidades do Estado do Rio Grande do Norte e outros dos Estados vizinhos. Quem nunca viu, ainda dá tempo para percorrer as ruas e praças de Mossoró seguindo a Santa Luzia. É uma das mais belas festas que Mossoró realiza a cada fim de ano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário