Seguidores

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A CASA DO GONZAGÃO NO SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE

Por: Kydelmir Dantas (*)




Visitamos ontem (23/6) a CASA DO GONZAGÃO, no Parque do Povo, em pleno centro de Campina Grande – a Rainha da Borborema. Uma coisa ‘mais maior’ de grande! Uma belíssima homenagem neste Centenário do Rei do Baião.

A equipe multidisciplinar, formada pelo jornalista cultural Xico Nóbrega, o ensaísta e pesquisador da história de Campina Grande José Edmilson Rodrigues, o historiador e pesquisador Thomas Bruno Oliveira, o designer Marco Túlio e Arthur Nunes, profissional de marketing, com o apoio e patrocínio da  empresa Estrutural Eventos (do empresário Jomário Souto), foi de uma imensa sensibilidade e competência, para o sucesso do projeto.


Abrindo a partir das 14:00h e fechando às 23:00 h, todos os dias neste período junino, tem uma afluência de visitantes impressionante, numa média de 1300 a 1500 pessoas/dia.

 
Maior que a afluência é a emoção das pessoas que visitam a casa e seus três ambientes diversificados e devidamente caracterizados.

EU VOU CONTAR PRA VOCÊS:

A entrada com a representação da casa onde Luiz Gonzaga morou, no povoado Araripe, em Exú-PE, até o ano de 1930, d’onde ele saiu para cumprir sua sina de músico, compositor e cantor, transformando-se num d’OS TRÊS PILARES DA MÚSICA POPULAR NORDESTINA – os outros são Jackson do Pandeiro e João do Vale – e um dos maiores ídolos da MPB;

A segunda parte com os aspectos da casa onde viveu durante a infância. Ao lado direito de quem entra a típica casa sertaneja, com seus utensílios domésticos – a cozinha de SANTANA - e rurais; à esquerda, uma réplica da ‘oficina de consertador de foles de 8 baixos, JANUÁRIO... Onde o menino Luiz tocou seus primeiros acordes até se transformar no grande ‘SANFONEIRO DO RIACHO DA BRÍGIDA’.

Oficina de foles de 8 baixos

Já no terceiro ambiente está o Museu de Luiz Gonzaga, com imagens do Rei e sua biografia, devidamente apresentada em livros, discos, objetos e fotos, além d’uma imagem representando o LUIZ GONZAGA SUA SANFONA E SUA SIMPATIA, onde os visitantes se demoram em fazer fotos, registrando sua passagem pela Casa do Rei do Baião... Sua entrada no Museu Fonográfico e Biográfico do Luiz Gonzaga.
 
Cecília Monte – Gonzagão – Kydelmir Dantas

A gente sente a emoção fluindo... Nos comentários dos visitantes, nos olhos marejados ao escutarem o maior entusiasta da Casa, XICO NÓBREGA, que ganha tempo e atenção de velhos, jovens e crianças, contando causos e fatos da vida de LUIZ GONZAGA E OUTRAS POESIAS.

Xico Nóbrega - jornalista

E tome XOTE, XAXADO E BAIÃO... E viva o homem que continua vivo na memória coletiva de uma Nação chamada NORDESTE... De um Povo chamado BRASILEIRO.

E VIVA O REI DO BAIÃO NO SEU CENTENÁRIO...
... E PARA SÉCULOS E SÉCULOS, AMÉM!

  
(*) Pesquisador da obra Gonzagueana; de Nova Floresta-PB radicado em Mossoró-RN.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário