Seguidores

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O cangaceiro Corisco

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8QAYf6ENo6-KMOurboW92TgjxGcAKGuICAyGSL22FojzRJAPSYGhYlac2GqueAZxG8mEY7nAOfsYLorgp8mOWBx7jbt7vhjEtpoeVgvvhnBlPDmz618mwoEVniENT0j6Ay7Z7z8izaQE/s1600/Corisco....jpg

Quando aconteceu a chacina aos cangaceiros, na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, Corisco, ou o Diabo Louro  estava na outra margem do rio São Francisco, e ouviu os tiros do combate, mas não pode reagir, pois estava muito longe. Posteriormente foi até a casa de um dos seus coiteiros, o Joca Bernardes, saber quem havia indicado onde o rei Lampião estava acoitado. Joca Bernardo que já vinha com ciúmes da frequência dos cangaceiros na casa do vaqueiro Domingos Ventura, morador da fazenda Patos, disse que tinha sido ele.

Corisco foi a casa do vaqueiro e matou quase toda a família e remeteu as cabeças em um saco para João Bezerra, cujo fora o assassino de Lampião, Maria Bonita... E como desaforo mandou um bilhete que dizia: "-Se o problema é cabeça, aí vai em quantidade".

Acompanhe o depoimento de Sílvio Bulhões, filho de Corisco, produzido pela Laser Vídeo do cineasta e pesquisador do cangaço - Aderbal Nogueira.




Aderbal Nogueira
Laser Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário