Seguidores

domingo, 16 de dezembro de 2012

Lampião morreu envenenado ou não?


O cangaceiro Zé Sereno, em entrevista ao Correio da manhã, do Rio de Janeiro, a 28 de julho de 1971, caderno Anexo, recor­dando a tragédia de Angico, assim se exprime: 

— "O, coiteiro (Pedro Cândido) chegou com os alimentos envenenados a man­do da volante, menos três litros de pinga que, normalmente, ele próprio, o coiteiro, deveria ingerir em pequenas doses para pro­var sua confiança (...) minha suspeita com Pedro de Cândido confirmou-se depois que ele se foi (...). Apanhei um LITRO DE VERMUTE Cinzano e notei um pequeno buraco na rolha, pro­vavelmente feito por uma seringa. Chamei Lampião e disse-lhe: 


“O SENHOR É CEGO DE UM OLHO, MAS PODE VER QUE ESTA BEBIDA ESTÁ ENVENENADA"'.

O cangaceiro Zé Sereno nasceu no dia 22 de agosto de 1913, na  Fazenda dos Ingrácias, zona rural de Chorrochó, município situado no norte do estado da Bahia. José Ribeiro Filho, este era o nome de pia do cangaceiro Zé Sereno. Filho de  Dona  Lídia Maria da Trindade e José Ribeiro.

O cangaço corria no sangue de Zé Sereno, sua mãe era irmã dos cangaceiros dos  Ingrácias: Cirilo, Faustino (Mão de Onça) e  Antonio. Faustino era pai do terrível cangaceiro Zé Baiano, o ferrador oficial do bando de Lampião.

O distinto andava com um ferro de ferrar animais nas indumentárias, com as iniciais "jb"  José Baiano. Ferrava homens e mulheres, de preferência, no rosto. Zé Baiano era primo  dos cangaceiros Mané Moreno e Zé Sereno. No bando de Lampião, Zé Sereno sempre esteve na companhia da cangaceira Sila, até o dia do massacre da Grota do Angico, em Canindé do São Francisco, Sergipe, durante a madrugada  do dia 28 de julho de 1938, onde mataram 11 cangaceiros sobre o comando do tenente  João Bezerra. 

Zé Sereno e sua companheira Sila, sobreviveram ao massacre ilesos. O cangaceiro Zé Sereno, levou sua vida para mais adiante, tendo ido morar na cidade de Campinas, no estado de São Paulo. 

Veio a falecer naturalmente, no dia  16 de fevereiro de 1981. Com direito a sepultamento e uma cova digna,o contrário do que ocorreu com os companheiros de cangaço.

http://blogsolvermelho.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário