Seguidores

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mossoró e suas Bandas de Músicas III - 20 de Outubro de 2013

Por: Geraldo Maia do Nascimento

Em 1918, a Sociedade \"União Caixeiral\" resolveu fundar uma entidade que apoiasse uma nova Banda de Música, totalmente independente das que já haviam existido em Mossoró. Assim nasceu a \"União Musical\", que pleiteou junto à Intendência (Prefeitura), uma subvenção para ajudar na manutenção da Banda, o que foi concedido pelo então Presidente da Intendência (Prefeito) Jerônimo Rosado, cujo montante era de 75$000. Essa banda estreou a 13 de dezembro do mesmo ano, em plena festa da Padroeira, dirigida pelo Professor Irineu Wanderley dos Santos. Dois dias depois, a 15 de dezembro, dava a tradicional e clássica retreta no pátio do Democrata Club, para a qual afluiu grande número de ouvintes. Essa Banda, porém, teve curta duração: problemas políticos fizeram com que o Professor Irineu desistisse da Banda eem 7 de setembro de 1919 era anunciado o fim da agremiação. Depois disso houve mais um período de silêncio musical na cidade.
               
Camilo Porto da Silva Figueiredo assumiu a Presidência da Intendência de Mossoró em 1920. Interessado pelos problemas da terra, comprou em Aracati/CE, o instrumental da antiga \"Filantrópica Figueiredo\", recebendo-o festivamente no bairro Paredões, onde fez reunir os elementos que compunham as antigas corporações musicais do lugar. Foi o próprio Camilo que fez a distribuição dos instrumentos entre os músicos presentes, vindo os mesmos para a cidade, tocando, no meio da mais completa alegria, seguido pelo povo, que, mais uma vez, aplaudia a iniciativa. Entretanto a Banda não durou muito tempo. Mais uma vez as dissidências entre artistas fizeram com que o sonho não fosse avante.
               
Em 1921 organizou-se o Grêmio Musical, ficando a diretoria do mesmo entregue a Vicente Gomes Bezerra (Vicente Canuto), os quatro irmãos Paraguai, Manuel Chaves, mais conhecido por Sêo Né de Zuza, Estevam Cruz, Maciel Pereira e os cearenses Napoleão e José Afonso Coelho.
               
Por volta de 1922 surge o Capitão Trigueiro, influente e entendido no assunto. Encabeçando um movimento pró-arte, sai em comissão pelo comércio, em companhia do Monsenhor Manuel de Almeida Barreto, dos senhores José Alves Tavares, Cunha da Mota e Dr. Eliseu Viana. Arrecadaram a quantia de 5.000$000, que foi destinado a uma orquestra, que foi assim constituída:
               
.Violinos: Dona Alcinda Carvalho, Dona Apolonia Bezerra de Albuquerque e seu irmão, Vicente Gomes Bezerra;

               .Violoncelos: Pedro Ciarlini e Artur Paraguai;
               .Basso de Cordas: Pedro Paraguai;
               .Flautas: Dr. Eliseu Viana e Silvério Gilgueira (Filgueirinha);
               .Oboe: Cícero Adeoliveira (Cícero Padeiro);
               .Clarinetes: Geraldo Paraguai e Cícero Fernandes;
               .Piano: Mimosa Almeida;
               .Bandolino: Albaniza Montes.
               
Era o próprio Capitão Trigueiro que ensaiava e regia essa orquestra, cujo repertório continha belas músicas. Mas as atividades dessa agremiação não foram constantes, fazendo apenas algumas raras apresentações.
               
Em 9 de abril de 1927 Joaquim Ribeiro chega a Mossoró, acompanhado do seu filho menor, José Nogueira Freire, vindos da cidade Jaguaribana de União, hoje Jaguaruana. Atendendo ao convite do Coronel Rodolfo Fernandes, Presidente da Intendência, comparece a uma reunião juntamente com outros membros da Intendência, os músicos da terra, jornalistas José Martins de Vasconcelos e Joaquim Carvalho e outros. O motivo da reunião era exatamente o de reativar o \"Grêmio Musical\". A direção da agremiação ficou a cargo de Joaquim Ribeiro. Esse, depois de vários ajustes, mudou o nome da banda para\"Grêmio Musical Santa Luzia\". Essa Banda sobreviveu até 1942. Com o fim da Banda, os seus instrumentos foram doados a Diocese de Mossoró.
               
De posse desses instrumentos o Bispo passou os mesmos ao Colégio Diocesano Santa Luzia, na época dirigido pelo Cônego JorgeO\'Grady, que organizaou uma agremiação musical no Colégio, tendo a frente o Professor Pedro de Castro.
              
               Continua...


Todos os direitos reservados 


É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.


Fonte: http://www.blogdogemaia.com/index.php?arq=09/2011


Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário