Seguidores

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O deleite de Volta Seca - O Pasquim encosta na parede O "Jésse James" do nordeste - Parte V



Jaguar - Cê danou a atirar também?
- Ó, e não? E atirando mesmo. 

Ziraldo - E acertou quantos?
- E eu sei lá... 

Ziraldo - Mas mandou bala pro lado de lá.
- Bom, isso eu mandei também. Aí, eles correram. Quando eles correram, Lampião disse: "Agora vão ver quem tá gemendo por ai". Aí, quando ele chegou, tava lá um cabo esticado... 

Jaguar - Do grupo do Lampião não se machucou ninguém?
- Não, nem um arranhão. 

Millôr - Vocês estavam de tocaia, estavam escondidos, né?
- Não, eles vieram e encontraram com a gente mesmo. 

Ziraldo - Foi em campo aberto?
 - Em campo aberto. 

Jaguar - Todos a cavalo?
- Não, nós tava tudo a pé. Mas nós aí, pegamos a atirar e eles correram. 

Ziraldo - Vocês atiraram como? Sentado no chão, em pé, encostados em árvore?
- De joelho. Esse negócio de atirar deitado é que já tá pedindo a morte. 

Ziraldo - Só em filme. 

...Jaguar - De joelho não oferece mais alvo, não?
- Não, não oferece não. Isso aqui do homem, é uma linha...

 Aparício - O ombro, né
- É. Para uma pessoa atirar num homem de banda é obrigado a ser muito bom atirador pra poder acertar.

 Jaguar - Fica de lado, atirando de lado. né?
- Perfeito. Agora, se ele der peitos, que que ele quer? Então, Lampião mesmo dizia: "Todo mundo é assim". Ele fazia o teste, pra ver quem podia fazer retaguarda... Tudo isso ele fazia. Quando terminou aquilo tudo... Eu vou dizer mesmo. Eu num nasci pra isso, não. Mas a pobre justiça obrigou isso. O Norte fazia isso, porque, quem tem dinheiro, esse, num fazia nada. O que num tivesse, sambava mesmo. Isso é que num tinha nem vez. Então, o que que nós podia fazer? 

Ziraldo - Pobre tinha é que morrer...
- É... Morrer. O Norte tinha mais era ignorância. O Brasil, nós podemos dizer que é Brasil, porque hoje, o próprio governo obriga a criança a estudar. Mas no meu tempo era um cabo de enxada, um facão pra cortar cana, e mais nada. O estudo era esse.


Millôr - Mas aí, você foi lá, tinha um cabo, termina de contar a história.

- O cabo já tava bem furado, muito mal, tava ruim. Aí, Lampião disse assim: "É macaco, você ainda vem atrás de mim? Desta, vez você num vem mais. Nem você nem esses outros que estão por aí. Zé, vai lá e dá um tirinho na cara dele pra acabar o resto". Eu olhei assim, e digo: "Eu, hem! Isso num tá certo não". Ele disse: "Isso é pra agora". Aí o cabo disse: "Ah! Num me mata não"" Ele disse: "Eu vou te matar com o teu fuzil. Eu num vou gastar a rala do meu fuzil em tu. É o teu mesmo". Ai, pegou o fuzil e pum! 

Jaguar - O próprio Lampião?
- Não, o Zé Baiano. O Lampião mandou o Zé Baiano. Aí, eu olhei e digo: "Ih, o negócio aqui não é bom, não, Mas o que que eu posso fazer"? Aí, Lampião perguntou: "Tá com pena"? Eu digo: "Não senhor". E ele: "Se tá com pena pode dizer". Eu digo: "Eu não". E ele: "Cê tá vendo essa raça toda de gente que tá aí! Tudo anda atrás da gente pra matar. E se prender, eles matam aos pinguinhos. Foi assim que fizeram com o meu pai; foi assim que fizeram com a minha mãe. Então eu faço com eles também. Eu queria viver na paz com vocês todos. Mas já que tô perdido mesmo, tudo vai pra casa. Agora, tem uma coisa: morro ma num me entrego". Eu também disse a ele: "Eu também morro, mas num me entrego". E se num fosse um amigo meu que me prendesse, eu num ia preso não. Eles me matava, mas num ia lá preso. Porque o homem que bem souber o que é cadeia, vê uma porcaria que num vale coisa nenhuma. Eu escutei muito na cadeia: "Aí bandido, num sei o que..." Eu digo: "É isso mesmo! É isso mesmo! Depois que a onça morre, é isso mesmo: todo mundo mata a onça; mas quando ela ta viva, vai lá! Eu escutei isso tudo. Deus me ajudou que eu aguentei tudo isso.
 
CONTINUA...


http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/12/entrevista-de-volta-seca-jornal-o.html



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo12:35:00

    Muita história MENDES teve o jovem cangaceiro Volta Seca a ser relatada em tão pouco tempo em que esteve no cangaço. Mas é assim mesmo, ainda que em pouco tempo, no envolvimento do cangaço a vida é dura.
    Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha-Ba

    ResponderExcluir