Seguidores

sábado, 22 de fevereiro de 2014

O Último cangaceiro vivo

João de Sousa Lima e o ex-cangaceiro Vinte e Cinco

“Todo sertanejo é antes de tudo um forte”
Euclides da Cunha – escritor

José Alves de Matos Nascido no dia 8 de março de 1917 em Paripiranga na Bahia,  na Fazenda Alagoinha. Oriundo de uma família numerosa, sendo oito irmãos e seis irmãs, tendo mais cinco irmãos e três irmãs de outros relacionamentos de seu pai.

José Alves de Matos entrou para o cangaço aos 16 anos, no dia 25 de Dezembro de 1933, e devido a data da sua entrada para o cangaço (dia 25), Corisco o apelidou de “Vinte e Cinco”, ficando a partir de então, na história do cangaço como “Vinte e Cinco”.

Corisco e Vinte e Cinco 

Ao ingressar na vida do cangaço todos esqueciam os seus nomes verdadeiros e passavam a ser conhecidos pelo o apelido que recebiam.

Os policiais que eram conhecidos como (macacos) chegavam às casas dos agricultores e perguntavam se Lampião havia passado na localidade. Se a resposta fosse negativa eles apanhavam  porque poderiam estar mentindo, e se a resposta fosse positiva , e se a resposta fosse positiva apanhavam ainda mais, porque não havia informado antes sobre a presença deles no local.

Vinte e Cinco primeiro foi do grupo de Corisco, o Diabo Loiro, e tempo depois passou a ser comandado por Lampião, até o dia do massacre na Grota de Angico, no Estado de Sergipe.

Teve vários primos e sobrinhos no cangaço, sendo eles:  Santa Cruz, Pavão, Chumbinho, Ventania e Azulão, além dos seus irmãos Velocidade e Atividade.

Foto das entregas dos cangaceiros onde aparece o 25. Vinte e cinco, cobra verde e santa cruz (sobrinho de vinte e cinco, filho de sua irmã ... www.joaodesousalima.com 

No dia do massacre aos cangaceiros Vinte e Cinco  juntamente com seus irmãos Velocidade e Atividade, haviam ido buscar uns mosquetões e algumas munições em outra localidade, escapando assim ter sido massacrado pelo o ataque aos cangaceiros.

José Alves de Matos, o cangaceiro Vinte e Cinco continua vivo, e é o último ex-cangaceiro de todos que participaram da saga de Lampião. 

Segundo o escritor João de Sousa Lima Vinte e Cinco reside no Estado de Alagoas, e no dia 8 de Março deste ano completará  97 anos.

Material digitado por José Mendes Pereira do vídeo Youtube "O último cangaceiro Vinte e Cinco". 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2014/02/fonte-youtube-httpblogdomendesemendes.html

5 comentários:

  1. Anônimo15:15:00

    Entendi Mendes: Você digitalizando parte do conteúdo que terminei de ouvi nos vídeos. Tal atitude é importante, uma vez que, apenas ouvindo, vamos esquecer no momento da transferência para a criação de novos trabalhos. GOSTEI COMPANHEIRO!
    Antonio José de Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir
  2. Antonio de Oliveira:

    Não digitei mais porque estou com sério problema no olho esquerdo, necessitando de uma cirurgia urgente. Mas ainda não a fiz porque não estou querendo deixar os nossos leitores sem artigos para lerem.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:05:00

    Pois é Mendes, embora nosso conhecimento seja recente, mas, já deu para conhecer muito bem que quando você assume certa responsabilidade, procura cumprir ao pé da letra, conforme manda as normas dos intrépidos sertanejos deste Nordeste
    Brasileiro.
    Uma boa recuperação quando fizer a cirurgia.
    Abraços,
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir
  4. será que lampião, verdadeiramente morreu naquele combate de anjicos, ou sobreviveu, não sou estudioso do assunto mas tenho duvidas essa morte pode ter sido forjada pelas forças policiais da época para não serem desmoralizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um dar a sua opinião. Como nada impede que eu dê a minha opinião, faço-a como eu penso.

      Já eu acho que Lampião morreu mesmo ali na Grota de Angico. Se você comparar a cabeça decepada com uma de suas fotos quando ainda era vivo, com certeza irá dizer mesmo. Ele morreu naquela madrugada de 28 de Julho de 1938.

      Veja bem, esta é a minha concepção: Com um home destemido que era Lampião, ele jamais se renderia aos arrufos (vamos dizer assim, matutado) de quem quer que fosse. Lampião tinha desejo de ser vencedor e não de vencido. Lampião amava a caatinga assim como nós amamos os nossos lares. Nada melhor para ele do que viver embrenhado aos cerrados. Eu sei que ele já andava cansado, mas de se render aos policiais, jamais, na minha humilde opinião. E a Maria Bonita ele a deixaria para traz? Vez que o corpo fora comprovado pelos policiais e quem a conhecia que era de Maria Bonita.
      É lógico que eu estou apenas dando a minha opinião, mas o que escreveu o José Geraldo Aguiar, tem sentido, não pelo fato de ter sido Lampião entrevistado por ele lá em Minhas, mas alguém muito parecido com Lampião, teria afirmado que fugira da chacina em Angico.

      Veja bem. Nos anos setenta, aqui em Mossoró, circulou um boato que em um dia de finados, Lampião foi visto no Cemitério São Sebastião visitando a cova do cangaceiro Jararaca.

      Pura mentira. Poderá ter sido alguém que veio de fora para visitar algum dos seus conhecidos, ou familiares. Talvez, não sei, um homem que tinha as aparências de Lampião, e por ser parecido, alguém deve ter dito: Como o senhor é parecido com Lampião! e acredito que outros ouviram e saíram espalhando por todos os lugares do cemitério, que tinha visto Lampião em um momento, e afirmara que estava ali para visitar o túmulo do Jararaca.
      Não sou autoridade sobre o assunto, mas veja bem: Se fosse o Corisco, o Mariano, ou um dos seus irmãos, que tivessem morrido aqui em Mossoró, e tivessem sido enterrados neste cemitério de Mossoró, dava para acreditar, porque estes viveram um pouco da juventude como ele. Mas o cangaceiro Jararaca que só passou menos de 2 sendo soldado de Lampião? Com certeza, fazer visitas ao túmulo de um companheiro que o acompanhou por pouco meses, é muito difícil se acreditar.

      Até eu queria ser confundido pelas pessoas sendo o Lampião, muito embora nunca fui marginal, e nem serei nunca, mas se alguém me dissesse: Como você se parece com Bin Laden, com Pablo Escobar, com Lampião.

      O que os remanescentes afirmaram que Lampião estava na Grota de Angico, na madrugada que aconteceu a chacina, não tenho como duvidar. Lampião morreu naquela manhã de 28 de Julho de 1938.

      Lampião não seria covarde de jogar a vida dos seus companheiros e se mandar para Minas, deixando os amigos marcados para morrerem.
      Mas lembrando de que esta é a minha opinião, e não tem nenhum valor para a literatura lampiônica.

      José Mendes Pereira
      Mossoró, terra de Santa Luzia
      Rio Grande do Norte

      Excluir