Seguidores

quinta-feira, 10 de abril de 2014

O Lampião jamais será esquecido

Lampião garoto de propaganda -Uma garrafa de cerveja, talvez, em mão 

As histórias contadas pelos escritores e pesquisadores do cangaço, que todos têm registrado quase tudo sobre a vida e a morte de Virgulino Ferreira da Silva, nascido no Estado de Pernambuco, o qual, posteriormente ficou conhecido mundialmente por Lampião, é uma das mais belas literaturas organizada por pessoas que se responsabilizaram por conta própria, sem ajuda de governos, para deixarem esta literatura para as futuras gerações do Brasil e do mundo.

Lampião à esquerda e Antonio Ferreira à direita -irmãos por parte de mãe. 

Dos nove filhos de Maria Lopes de Oliveira ou Maria Sulena da Purificação, oito eram filhos de José Ferreira da Silva, mas Antonio Ferreira da Silva não era filho deste, sendo filho de proprietário de terra, de nome Venâncio Nogueira, que era patrão da mãe de Lampião. E como espécie de indenização, pelo filho que dera a Maria Sulena, Venâncio Nogueira resolveu doar um sítio na Passagem das Pedras, no riacho São Domingos, em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco.

José Ferreira da Silva que era natural da fazenda Carro Quebrado, em Triunfo, também no Estado de Pernambuco, namora a Maria Sulena, resolvendo casar-se com ela, e assume a paternidade do menino, sendo este criado com carinho, como se fosse filho biológico.

O famoso cangaceiro Lampião dizia que era cangaceiro porque assassinaram o seu pai, e precisava fazer vingança, já que ninguém puniu os culpados pela morte do seu pai, o José Ferreira da Silva. Mas não devemos esconder: “Antes da morte do seu patriarca, ele já era um homem vingativo e desonesto, muito embora os seus perseguidores também não quisessem se render aos seus arrufos.” 


Nesse período de conflitos, sua família já tinha uma disputa mortal com outras famílias locais, até que seu pai foi morto em confronto com a polícia em 1920. Esta informação sobre o ano certo (1920), da morte de José Ferreira da Silva está no livro do escritor Alcino Alves Costa: “Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico”. 

 Professora Aninha e o escritor Alcino Alves Costa 

Virgulino que não esperava que o conflito chegasse ao que chegou, após a morte do seu pai, resolveu fazer vingança sem a intervenção dos poderosos da lei.

Sendo Lampião e os demais irmãos vingativos, igualmente a Zé Saturnino, resolveram de uma vez por toda, ser cangaceiro, no intuito de vingar a morte do seu pai. Mas Lampião nunca matou os responsáveis pela morte do seu pai.

Na minha humilde opinião, depois que Lampião viu que os assaltos lhe rendiam muito, resolveu deixar isso pra lá, tentou esquecer o que haviam feito com o seu pai. Ouro e dinheiro francos em mãos, não há nada melhor do que isso. Quem morreu, morreu.

Fonte pesquisada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva

http://blogdomendesemendes.blogspot.,com 
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário