Seguidores

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PERSONAGENS DO FOGO DA FAZENDA AROEIRAS, NA BAHIA, NO DIA 06-09-1931.

João Gomes de Lira

Estando a força de Nazaré descansando sob o comando de Mané Neto, na fazenda Aroeiras, Lampião chegou por trás de uma cerca com seu bando. A volante acampada, cuidando de comida, outros tirando barba, outros lavando roupas..., todos a vontade. Sargento Davi Jurubeba, vendo umas fruteiras logo lá em baixo, foi até as fruteiras e disse sentir

um pressentimento de que Lampião estava por ali.


Davi parou, olhou um pouco, e seguiu. Davi chegando às fruteiras deram um tiro nele, o tiro raspou a cabeça, Davi caiu desorientado, com o tiro, a força ficou logo de alerta. Davi levantou-se e correu para saltar outra cerca que tinha a sua frente. Davi desarmado corria para não morrer, recebendo pelas costas muitos tiros. Fazendo ziguezague de um lado para outro, fez que ia saltar num local da cerca, pulou rápido de lado, realizando um salto. As balas pegaram no lugar que ele iria saltar. 


A força de recruta pegaram os bornais e fuzis e correram todos para lá. Começou um tremendo tiroteio, fechou o mundo na bala. João Gomes de Lira com seu fuzil sem nenhum conhecimento militar enganchou a arma, e pediu a seu primo que olhasse aquele defeito. O primo disse que não entendia. A força de Nazaré tinha um cabo que era corneteiro, e pegou o fuzil e viu que não tinha jeito, e lhe disse que quebrou a garra do extrator, não tinha jeito e mandou João Gomes se deitar, baixar a cabeça, senão morria, enquanto acontecia o grande fogo. Lampião correndo do tiroteio, a força se dirigiu até as casas, para dividir a turma para perseguir os cangaceiros.

Lampião

Lampião rodeou por trás de uma cerca e fez fogo nas volantes que estavam no terreiro, não pegou ninguém. Mané Neto já com seu pelotão dividido, correu para perseguir. 

Corisco

Chegando numa roça topou Corisco com seus cabras, subindo de riacho a cima. Mané Neto, vendo descendo o riacho não viu Corisco. Um soldado que vinha logo atrás de Mané neto gritou:

– Tenente, olha os cangaceiros.

Mané Neto disse:

-  Cadê o policial não respondeu mais!

-  Atirando logo por cima do ombro de Mané Neto no tiroteio Corisco gritou:

- De onde é essa força?

- Mané neto disse:

- É de Pernambuco.

Corisco disse:

- Quem é o comandante?

- Mané Neto disse:

-  É o tenente Mané Neto, o mané fumaça, como vocês me chamam.

- Corisco gritou:

-  Te prepara para correr, tenente filho da puta!

- E atirou pulando para trás e dando tiros.

- Mané Neto com sua bravura ia para cima de Corisco, gritando:

- Não corra corisco, aqui é Pernambuco Corisco! Hoje não é a força baiana não, Corisco! É a força de Pernambuco Corisco! São os recrutas de Pernambuco, Corisco! São os cachorrinhos de Pernambuco, Corisco! Não corra, Corisco!

- Lampião estava ao longe ouvindo e disse:

- Esse é Mané Fumaça! Já conheço essa peste de Pernambuco, não tem quem aguente ele não!

 (Relato dito por tenente João Gomes de Lira)

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário