Seguidores

segunda-feira, 15 de maio de 2017

A CHACINA DE ANGICO

Por Francisco Carlos Jorge de Oliveira

Na ocasião em que ocorreu o assassinato dos cangaceiros na grota de angico na manhã do dia 28 de julho de 1938, em que morreu onze bandidos o qual foram surpreendidos e metralhados impiedosamente sem chance de defesa pela volante alagoana comandada pelo bravo oficial de polícia o Tenente João Bezerra, eu Francisco Carlos Jorge de Oliveira, vou dar o meu parecer sobre o fato acima supracitado “A chacina de Angico”.


Naquela noite havia chovido e fazia muito frio, ao amanhecer pouco antes do início do prélio, logo que começou a clarear; ainda havia muita cerração sobre a grota onde estava acampado o bando de Lampião. Nas tropas paramilitares é comum que as sentinelas deixem os seus postos de vigília ao alvorecer e se desloquem para o local onde esta se preparando o café para o desjejum, e isto foi o que provavelmente aconteceu com os cangaceiros de guarda, e os cães guarani e ligeiro que como todos sabem que eram guardiões pervígil mas com toda certeza acompanharam os cangaceiros que se dirigiram para o local onde estavam preparando o café, pois os animais se alimentavam das sobras de alimentos que os membros do bando lhes davam. E nesse ínterim os soldados volantes que já se encontravam mais próximos do acampamento tiveram algum tempo para se posicionar, escolher e visarem melhor seus alvos, pois a vegetação e solo molhado lhes permitiam uma locomoção mais segura. 

Quanto aos asseclas, de estarem ou não envenenados pela bebida ou comida, isto pouco influenciou ao serem surpreendidos pelos volantes, pois vários cangaceiros fugiram ao cerco, e isto mostra que se realmente tivessem ingerido algum tipo de veneno todos morreriam no local sem esboçar qualquer tipo de reação. 

Amigos do grupo, sou “macaco” Cabo da Polícia Militar do Paraná, eu adquiri um vasto conhecimento da fauna, flora e lida com animais, desde minha infância que foi vivendo no sertão trabalhando na lida junto a agricultores, pecuaristas, pescadores, caçadores, madeireiros e outros extrativistas do norte Paranaense no Vale do Rio Paranapanema, e foi assim que cheguei a esta conclusão. Vamos dar sugestões, ideias, opiniões enfim vamos tentar desvendar este mistério. Abraços a todos do grupo!

Fonte: facebook
Grupo: O Cangaço
Link: https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?multi_permalinks=1565118920167887&notif_t=like&notif_id=1494845032582383

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário