Seguidores

domingo, 21 de maio de 2017

DUAS FOTOS DO MESMO ÂNGULO DA IGREJA DA MISERICÓRDIA EM JOÃO PESSOA RUA DUQUE DE CAXIAS.

 Por: Jerdivan Nóbrega de Araújo

Sua edificação data do início do século XVII, provavelmente, de 1612, pois não há certeza devido ao desaparecimento dos arquivos durante a invasão holandesa. Foi matriz até 1671

Obra pertencente ao estilo maneirista, primeira fase do barroco, é especial pela sua simplicidade e chama atenção por seus grandes paredões de pedra cálcaria e argamassa. Inclusive, é a única igreja antiga de João Pessoa a conservar a construção original do seu exterior.
Foi construída com recursos próprios do Senhor de Engenho Duarte Gomes da Silveira, que buscava trazer para o estado a instituição assistencialista Ordem da Misericórdia, presente em diversas capitanias do Brasil, apoiada pela coroa portuguesa.


Autêntico representante da arquitetura colonial da Paraíba, em 1938 a Igreja da Misericórdia é tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Já foi remodelada duas vezes mas apenas em seu interior 


Na primeira metade do século XX, o hospital da Santa Casa da Misericórdia, anexo à igreja, foi demolido por não atender aos requisitos da vigilância sanitária e transferido para o Hospital Santa Isabel. Até hoje a igreja serve de espaço para os rituais e liturgias católicas, sendo uma das poucas a ter continuado em funcionamento durante a invasão holandesa.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário