Seguidores

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

ANO DE 1936: NENÉN DE LUIZ PEDRO, MARIA BONITA E LAMPIÃO, AGACHADO ACARICIANDO O SEU CACHORRO GUARANI:

Por José Mendes Pereira
Foto do acervo do Paulo Dias Pereira

A cangaceira "Neném do Ouro" foi mulher do cangaceiro Luís Pedro, cabra de Lampião. Neném carregava um medalhão de ouro no pescoço. Foi por isso que ela era chamada de Neném do Ouro. Esse medalhão foi um presente do seu marido. Seu nome verdadeiro, Perciliana, nascida na Bahia. 

Não foi uma cangaceira de expressivo destaque, porém era muito amiga e admirada por Maria Bonita. Para quem não sabe, Neném teve uma morte cruel. A Volante, na Fazenda de Algodãozinho, em 09 de novembro de 1936, no momento que os cangaceiros descansavam pela noite, foram todos cercados pelos policiais do temido Sargento Deluz, o mesmo que queimou o cangaceiro Juriti numa fogueira. 

Quando a bandoleira Neném é baleada no meio do combate o seu companheiro Luís Pedro ainda tenta salvá-la, mas não consegue. Os cangaceiros fogem e Neném é assassinada e exposta de uma forma horrível. Depois de morta os policiais chegam a fazer sexo com seu cadáver. 

Relatos na história do cangaço vão mais além e dizem que os policias colocaram até cachorros para fazerem sexo no cadáver da cangaceira. Seu marido Luís Pedro acabou sendo morto pela Volante, durante o assassinato de Lampião em Angico, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário