Por José de Paiva Rebouças
O coronel Isaías Arruda usou o assalto de Massilon a Apodi para convencer Lampião a invadir Mossoró, embora, desde o começo, o cangaceiro desconfiasse que a ideia não era vantajosa.
O coronel Isaías Arruda foi incentivador da entrada de Lampião a Mossoró.
Gozando de bastante prestígio, o chefe político de Missão Velha a 50 km de Aurora - tinha ganho o apoio do próprio governo cearense para derrotar, como quisesse, seus adversários. A sua fama de valente era reforçada pelo envolvimento com o cangaço. Atraía para suas fazendas tanto bandidos como homens da lei.
José Moreira da Rocha - http://www.fortalezanobre.com.br/2014/09/jose-moreira-da-rocha-o-desembargador.html
Lampião recuava dizendo não conhecer o Rio Grande do Norte, onde não tinha nem coiteiros, nem inimigos. Mas a pressão de Arruda e a promessa de riqueza em Mossoró encheu os olhos do cangaceiro.
http://www.fortalezanobre.com.br/2014/09/jose-moreira-da-rocha-o-desembargador.html
Finalmente se decidiu. "Vou, na primeira oportunidade, mas coronel tem que arranjar bastante munição", narra Sérgio Dantas.
http://lampiaoaceso.blogspot.com/2011/10/prazer-em-conhecer-lampiao-aceso.html
Arruda organizou a empreitada. Discutiu com Lampião o itinerário e apoio logístico para o retorno ao Ceará e arregimentou a munição prometida. Virgolino, por sua vez, conseguiu mais homens, agregando ao seu os grupos de Sabino, Jararaca e João Vinte e Dois, somando cerca de 70 capangas. Massilon daria a direção dos trechos principais.
Continuarei
amanhã.
Fonte -
Revista Brava Gente do Jornal de fato.com
Página 14
Mês Junho de
2022.
Digitado e
Ilustrado por José Mendes Pereira - administrador deste blog.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário