Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CARIRI CANGAÇO: Sua Grandiosidade e sua Responsabilidade Social

Por: João de Sousa Lima



CARIRI CANGAÇO:
Um Evento com Impulso de Preservação Cultural e a Pontual Divulgação Das Diversas Áreas de Nossa Nordestinidade.
O Cariri Cangaço, por sua participação direta de uma grande leva de estudiosos, escritores, pesquisadores e interessados nos temas cangaço, messianismo, coronelismo e história nordestina em geral, tem a grandiosidade de ser o maior evento sobre as questões sociais com ligação direta com a sociedade brasileira.
Os temas debatidos, as questões analisadas, as teses apresentadas e as histórias levantadas, ajustadas e expostas, transformam o Cariri Cangaço no maior centro de pesquisa e divulgação da atualidade.
O Cariri Cangaço tornou-se um disseminador das políticas Públicas, por suas divulgações, inserindo a sociedade no contexto do conhecimento de nossas raízes culturais e históricas.
O conhecimento e a bandeira de amor para com nosso Nordeste ficam latentes nos temas relacionados ao nosso povo, nas páginas reais dos nossos capítulos escritos em nossa historiografia e preservados como patrimônio da história do nosso País.
A nordestinidade é uma bandeira que devemos defender, não pela divisão dos estados da federação, pois estaríamos infringindo leis, devemos defender nossa bandeira como uma bandeira de lutas em prol da preservação de nossas histórias orais e escritas. Devemos defender e pontuar nossos fatos reais acontecidos nas imensidões de nossas caatingas e que por direito fazem parte da história do nosso Brasil.
Nenhuma das histórias de criações de sociedades foi fundamentada sem lutas, conflitos, confrontos e batalhas sangrentas, com seus momentos reais registrados, resguardados como páginas de derrotas e vitórias, semelhanças encontradas nos anais da longa história que permeiam os registros da história mundial.
O Cariri Cangaço tem a missão de preservar nossos fatos reais acontecidos, assim como o dever de cada vez mais de socializar nossos temas, mesmo sendo eles polêmicos ou não.
Acredito na capacidade do nosso curador e articulador Manoel Severo na continuação do evento e na propagação dos nossos temas, na conscientização de toda sociedade, tanto acadêmica quanto na não menos produtiva dos pesquisadores de campo e historiadores natos; A missão do Cariri Cangaço é a propagação da história, a apresentação dos novos artistas e seus trabalhos literários, a conservação dos relatos dos velhos vaqueiros da história e a perpetuação e preservação cultural dos diferentes seguimentos de nossa Nordestinidade.
João de Sousa Lima
Historiador e Escritor

Marcos e Felipe Passos, vindos de Macaé, Rio de Janeiro, sendo recepcinados por Severo e sua equipe.

Auditório sempre lotado e atento às explanações

O encontro que deixa saudades.
A sociedade unida em decorrência do bom andamento do evento. 
O conhecimento e a preservação dos diversos seguimentos culturais.
O blog Lampião Aceso (de Kiko Monteiro) e a comunidade do Orkut "Grande Rei do Cangaço" ( de Ivanildo Silveira) e suas justas homenagens.
A força de um novo grupo  no sentido de valorização e divulgação da nossa história.
Postado por: João de Sousa Lima

Um comentário:

  1. Anônimo09:59:00

    De dois anos para cá, após ter elaborado minha monografia de pós-graduação em Psicopedagogia com o tema sobre o cangaço, fui atraído pela história do cangaço, e hoje faço pesquisa sobre tão importante assunto, e estou escrevendo um livro O CANGAÇO a ser analisado à luz da Sociologia e da Psicologia. Grato ao Mendes e demais pesquisadores. Antonio José de Oliveira - Serrinha-Ba. E-mail:antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir