Seguidores

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Colégio Sete de Setembro, 1904.

Colégio Sete de Setembro, 1904

Em 1900, o último ano do Século XIX, Mossoró-RN tinha sete escolas municipais, sendo 2 na cidade, e as demais, nos seguintes bairros: Porto de Santo Antonio, Alto da Conceição (ex-Macacos), São Sebastião, Taboleiro Alto, e Santana (Upanema). Diante da carente oferta educacional no município, surgiu em, 07/09/1900, o primeiro estabelecimento de ensino secundário, o Colégio Sete de Setembro que funcionou até 1904, com ampla repercussão educacional. O fundador deste Colégio foi o Prof. Antonio Gomes de Arruda Barreto (1857-1909), natural de Pedra Lavada-PB, e em 1897, fundou em Brejo do Cruz-PB este Colégio Sete Setembro, porém, a convite do seu conterrâneo, o farmacêutico e empresário, natural de Pombal-PB,  

Jerônimo Rosado - jotaemeshon-saaguarn.blogspot.com

Jerônimo Rosado, (1861-1930), já fixado em Mossoró-RN, transferiu em 1901, o referido colégio para esta cidade. Não existem referências sobre questão da gratuidade do ensino ofertado por este Colégio, mas certamente foi um estabelecimento de caráter privado e pago, uma vez que a cidade de Mossoró apresentava uma boa renda per capita e atrativos econômicos que estimulavam a vinda de imigrantes a estabelecerem-se nesta praça.

O Colégio Sete de Setembro localizava-se, na rua que era conhecida como Alto do Pão Doce, por ali se fixar em um dos seus ângulos uma saliência territorial, onde depois foi construído o referido Colégio, em frente à Praça Antonio Souza Machado. Na Sessão de 04/11/1901, a rua passou a chamar-se Rua Desembargador Dionísio da Filgueira, e assim permanecendo até a presente data. 

Em 02/03/1901, a cidade ganhou mais um educandário secundário, para alunos do sexo masculino,  de caráter privado e pago, voltado para a elite econômica local e adjacente, o Ginásio Diocesano Santa Luzia que funciona até hoje, com a denominação de Colégio Diocesano Santa Luzia.

Colégio Diocesano Santa Luzia - Em 1965

Pelo registro fotográfico pode-se notar que a maioria dos alunos que se encontram em frente ao Colégio Sete de Setembro são do sexo masculino, não obtive informações se este educandário seria destinado a ambos os sexos. Estabeleci a data de 1904, pois este Colégio funcionou até 1904, e também, como pode-se verificar, ainda não havia postes para iluminação elétrica, pois só apareceriam a partir de 1916, data que a cidade recebeu iluminação de energia elétrica. Considero que o provável autor desta fotografia haja sido João da Escóssia Nogueira, pelas mesmas razões que apresentei para esta outra fotografia.

Contudo, é conveniente salientar que a administração de Alberto Maranhão centrou na política de expansão do ensino no RN, criando, nas décadas de 1910 e 1920, por todo o interior do estado,  os Grupos Escolares voltados para a população de baixa renda. Estas escolas transmitiam o conhecimento de forma acadêmica, e portanto nunca foi uma escola cara, e por isto pôde existir e até multiplicar-se em períodos de grande pobreza social. 

Em 15/11/1908, pelo Decreto 108, o Governador Alberto Maranhão criou, em Mossoró,  o Grupo Escolar 30 Setembro,  primeiro grupo escolar instalado no interior estado. O Grupo iniciou o seu funcionamento em 12/05/1909, e o seu primeiro diretor foi o Prof. Lourenço Gurgel do Amaral. O Grupo Escolar 30 de Setembro funcionava ao lado da Escola Normal. O curso primário tinha a duração de 6 anos, com 10 cadeiras (disciplinas), que ao final fornecia o diploma de estudos primários superiores. Não tive sucesso em obter informações sobre o local de funcionamento do Grupo Escolar, mas, parece-nos que permaneceu no local do Colégio Sete de Setembro.

Governantes local/nacional em 1904 - Presidente da República: Rodrigues Alves. Legislatura: 1902-1906; Governador do RN: Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão. Legislatura: 1900-1904; Em Mossoró-RN: Presidente do Conselho:Antonio Filgueira Filho. Vice: Francisco Tavares Cavalcanti. Intendente: Vicente Praxedes da Silveira Martins. Mandato do Conselho: 1902-1904; Padrão Monetário vigente: Réis.

Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Teléscope.
Fontes:  BRITO, Raimundo Soares de.Ruas e Patronos de Mossoró (Dicionário), Vols I e II, Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, setembro de 2003;  CASCUDO, Luís da Câmara. Notas e Documentos para a História de Mossoró, Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, 4a. Edição, maio de 2001; COSTA, Andréa Virgínia Freire. Lugares do passado ou espaços do presente? Coleção O Mossoroense, Fundação Vingt-un Rosado, Mossoró-RN, abril de 2009; Centro de Memória-TRE-RN; Hemeroteca Pe. Sátiro; Memorial do Ministério Público do RN; Fonte do arquivo fotográfico P&B.

http://telescope.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário