Seguidores

sexta-feira, 28 de março de 2014

Fotos do tempo do cangaço


Foto inédita do polêmico cangaceiro "Volta Seca" dando uma entrevista, quando estava recluso na penitenciária de Salvador, no Estado da Bahia, e passou mais de 20 anos preso, até ser indultado pelo presidente da república Getúlio Vargas. Observe que o cangaceiro Volta Seca gostava de cachorro.


Este senhor é Wilson (já falecido). Era filho do casal de cangaceiros Zé Sereno e Sila.


Sérgia Bulhões, é filha de Sílvio Bulhões. Ela é neta dos famosos cangaceiros Corisco e Dadá.


O rei Lampião, Ponto Fino II, Sabonete, que era irmão do cangaceiro Borboleta, e o famoso Jurity.


  O dia em que Antonio Silvino foi libertado

Palavras do governador do sertão - facebook:


Antônio Silvino, junto com o governador de Pernambuco e o chefe da policia do Estado, Dr. Eurico de Souza Leão, tiveram uma reunião para acabar com Lampião no sertão (Antônio, antigo cangaceiro, podia ajudar) e determinou as autoridades que acabasse com os coiteiros de Lampião no sertão, pois ele (Lampião sem essa gente, não ia para lugar nenhum). Foi feito a operação no sertão chamada de "Lei do Diabo".



Edição do Diário de Pernambuco em 1938 noticiando a Morte de Lampião.


CONHECIMENTO - O CANGACEIRO X UMBUZEIRO  

O UMBUZEIRO era muito utilizado pelos cangaceiros, principalmente, como alimentação (frutos/batata/água). Nas secas, os cangaceiros conseguiam água das raízes(Batata) dos umbuzeiros. 


Detalhe da planta - google 

Faziam uma fogueira no solo, com gravetos, à altura das raízes tornando-as mais aquosas, e, retiravam os Tubérculos, partiam, e, o seu miolo (massa branca), era raspada e espremida em lenços, e em pedaços de panos, donde saía um líquido aquoso (água).


A casca dos tubérculos servia de panela. Era a fruta sagrada do sertanejo. Os cangaceiros chupavam o umbu que saciavam a fome e a sede. Adicionado ao leite, preparava-se a umbuzada (vitamina do sertanejo).  

FOTOS: 
Fonte: Voltaseca
Facebook 
Fonte Google

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário