Seguidores

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Lampião, uma viagem pelo cangaço


Como todas as lendas que tendem a tornam-se maiores que os fatos, Lampião e sua saga pelo nordeste brasileiro contêm todos os elementos de aventura, romance, violência, amor e ódio das grandes histórias da humanidade.

Jogado na clandestinidade após o assassinato de seu pai, Lampião foi o maior cangaceiro (nome dado aos fora-da-lei que viveram de forma organizada, no final do século passado e início deste, na região do nordeste brasileiro) de todos os tempos.

Percorreu sete estados da região nordeste durante as décadas de 1920 a 1930, levando sangue, morte e medo à população do sertão.

Causou grandes transtornos à economia do interior e sua história é um misto de verdades e mentiras.

No início da década de 30, mais de 4 000 soldados estavam em seu encalço, em vários estados.

Seu grupo contava então com 50 elementos entre homens e mulheres. Tornou-se amigo de coronéis e grandes fazendeiros que lhe forneciam abrigo e apoio material.

Lampião é odiado e idolatrado com igual intensidade, estando sua imagem viva no imaginário popular mesmo após 60 anos de sua morte. Sua influência nas artes - música, pintura, literatura e cinema - é impressionante.


Neste site você vai encontrar uma parte dessa história, fartamente ilustrada com fotos e documentos da época. Todo este material é uma reprodução dos painéis que compõem a exposição LAMPIÃO - UMA VIAGEM PELO CANGAÇO, parte do projeto CULTURA ITINERANTE DANA.

http://www2.uol.com.br/lampiao/

Postado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário