Seguidores

terça-feira, 23 de junho de 2015

CANUDOS: "UMA VILA FLORESCENTE E RICA"

Por José Gonçalves do Nascimento

Em 1893, poucos anos após a proclamação da república, o peregrino cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, ou Antônio Conselheiro, acompanhado de centenas de fiéis seguidores, chegou a uma pequena povoação, situada às margens férteis do rio Vazabarris, no semiárido baiano, e ali estabeleceu o arraial de Canudos, também conhecido como Belo Monte.


Em apenas quatro anos, a comunidade de Canudos construiu uma das economias mais sólidas do interior da Bahia, sendo capaz de suprir as necessidades de milhares de sertanejos.

As terras eram úmidas e férteis, graças às águas do grande rio, o que proporcionava uma boa e farta agricultura. A vegetação, à base de arbustos e favelas, favorecia a criação de bode. A pele deste animal chegou a ser exportada até mesmo para o exterior.

Relatos da época dão conta do nível de prosperidade a que chegou a comunidade belomontense. Nina Rodrigues (o mesmo que examinou o crânio de Antônio Conselheiro), afirmou ter o beato, em curto espaço de tempo, transformado Canudos “de estância deserta e abandonada em uma vila florescente e rica.”

Manuel Ciríaco, homem influente no arraial, contou a Odorico Tavares em 1947: “no tempo de Antônio havia de tudo por esses arredores. Dava de tudo e até cana de açúcar de se descascar com a unha, nascia bonitona por estes lados. Legumes em abundância e chuvas a vontade”.

Invadido por forças militares, teve sua destruição consumada no dia 5 de outubro de 1897, depois de um ano de luta brutal, em que brasileiros guerrearam contra brasileiros.

Os últimos lances dessa epopeia foram narrados por Euclides da Cunha, com singular maestria: “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados”

José Gonçalves do Nascimento
jotagoncalves_66@yahoo.com.br


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário