Seguidores

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CHICO PEREIRA: ESTUDIOSOS PESQUISAM HISTÓRIA DO CANGACEIRO CHICO PEREIRA EM CURRAIS NOVOS

Por William Felix de Andrade
Cangaceiro Chico Pereira

Trata-se do cangaceiro Chico Pereira, que se aliou a lampião para saquear a cidade de Sousa, na Paraíba e foi morto, em 1928, pela polícia potiguar na margem direita do riacho maniçoba, na zona rural de Currais Novos, onde familiares ergueram um memorial, que é um lugar de visitação de turistas e interessados no resgate histórico do fenômeno do cangaço. 

Vanderli Patrício e Epitácio Andrade no Fórum de Currais Novos/RN

Os estudiosos realizaram uma visita ao tabelião substituto do primeiro cartório de notas, senhor Wendel Javas e localizaram a certidão de óbito do cangaceiro. No dia 27 de agosto de 2014, os pesquisadores Vanderli da Silva Patrício e Epitácio Andrade iniciaram no município de Currais Novos, no Seridó oriental do Rio Grande do Norte, uma busca de dados e o reconhecimento de lugares de memória da história de um personagem ainda pouco conhecido na história do fenômeno do cangaço.

Estudiosos em visita ao tabelião Wendel Javas

No fórum da comarca de Currais Novos, os estudiosos do cangaço tiveram acesso ao processo judicial referente à morte de Chico Pereira. 

Lápide do memorial de Chico Pereira

O trabalho tem o objetivo de subsidiar a formulação de uma ação parlamentar do futuro deputado estadual Carlos Augusto Maia, que proporá uma audiência pública sobre a temática do cangaço e suas perspectivas para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte.

Epitácio Andrade e Carlos Augusto Maia
Epitácio Andrade e Wiliam Pinheiro

Com uma história repleta de fatos controversos, a pesquisa de Vanderli e Epitácio, que recebe o incentivo e a orientação do experiente pesquisador currais-novense William Pinheiro intenciona elucidá-los, como também produzir conhecimento histórico-científico sobre o personagem, que é o protagonista do livro ¨Vingança, não”, de F. Pereira da Nóbrega, e é prefaciado pela escritora cearense Raquel de Queiroz, além de rastrear os lugares de memória de Chico Pereira, espalhados pelo interior do Rio Grande do Norte, contribuindo com a caracterização do legado de Chico Pereira para o patrimônio histórico-cultural potiguar.

Capa do livro Vigança Não

Texto e fotos Epitácio de Andrade Filho, Médico Psiquiatra e Pesquisador Social.

http://sargentoandrade.blogspot.com.br/2014/08/chico-pereira-estudiosos-pesquisam.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário