Seguidores

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O CINEMA PERDE LIMA barreto


CINEASTA " LIMA BARRETO "...Criador do Filme " O CANGACEIRO " - 1953 - ganhador de prêmio no Festival de Cannes MORREU POBRE E ESQUECIDO num abrigo de velhos em Campinas.

Vale lembrar, que ele fez o filme de cangaço de maior bilheteria no estrangeiro, tenho os compradores dos direitos autorais lucrado mais de 100 milhões de dólares a época. Confira essa matéria: Jornal FOLHA-SP, edição de 25/11/1982.

Fonte: facebook

LIMA BARRETO (CINEASTA)
https://www.youtube.com/watch?v=oOumq-kWf-Y

Victor Lima Barreto (Casa Branca23 de junho de 1906 — Campinas23 de novembro de 1982) foi um diretor do cinema brasileiro.

Autodidata, Lima Barreto iniciou no cinema nacional na década de 1940 filmando curta-metragens como "O caçador de bromélias" e "Fazenda velha". Foi para a Companhia Vera Cruz e lá dirigiu o primeiro documentário nacional em curta-metragem sobre artes plásticas, o premiado "Painel" interpretando o painel Tiradentes deCândido Portinari.

Em 1953 realiza um grande sonho e faz o filme mais famoso e premiado do cinema nacional da década de 1950, "O Cangaceiro", com Alberto RuschelMarisa Prado, Milton Ribeiro e Vanja Orico. O filme ganhou dois prêmios no Festival de Cannes como melhor filme de aventura e melhor trilha musical.

Por vários anos ele tentou produzir "O Sertanejo", mas seu gênio difícil e polêmico sempre o afastou dos produtores e o filme nunca foi realizado. Ainda fez os documentários "São Paulo em festa" e "Arte cabocla" e o longa "A Primeira missa" em 1961. Ele também trabalhou como ator nos filmes "Terra é sempre terra", "Tico-tico no fubá", "O Cangaceiro' e "A Primeira Missa" e escreveu os roteiros para as fitas "Quelé do Pajeú" (1969), de Anselmo Duarte, "Pontal da Solidão" (1978), de Alberto Ruschel e "Inocência", realizado em 1983, depois da morte dele, por Walter Lima Júnior que também usou um argumento do diretor para Ele, o Boto (1987).

Foi casado com a atriz Araçary de Oliveira e depois do divórcio passou a viver só e amigo da boemia. Morreu pobre e esquecido, vítima de um enfarte, em um asilo na cidade de Campinas.[1]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lima_Barreto_(cineasta)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário: