Seguidores

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

GENTE DAS RUAS DE POMBAL JOÃO COREMAS - JOÃO RAIMUNDO DOS SANTOS

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

João Raimundo dos Santos nasceu no dia 23 de junho de 1927, e entrou para a Irmandade dos Negros do Rosário em agosto de 1954(62 anos). Foi eleito “Rei do Rosário” no dia 26 de agosto de 1991, continuando até os dias hoje: já são 25 anos consecutivos de reinado: o mais logo que se tem notícias depois de Manuel Cachoeira, que deve ter reinado por mais de 60 anos.


O seu governo a frente da Confraria foi marcado por muitas dificuldades, sejam elas financeiras ou administrativas. 

Quando assumia, substituindo seu Antonio Felismin, as reuniões do grupo já não aconteciam por falta de membros à mesa. Quando havia, eram muitos os desentendimentos entre os irmãos. Era necessário um homem forte que trouxesse com ele a liderança necessária para manter o grupo unido, qualidade de liderança vista por seus pares em seu João (Coremas) Raimundo dos Santos.

Seu João Coremas chamou para si essa liderança para que o grupo não se desfizesse. A cada reunião o Juiz João Coremas apelava aos seus “irmãos de opa” pela continuidade da Irmandade, evidenciando a sua importância para a cidade de Pombal.


Com as arrecadações insuficientes para quitar as despesas da festa do Rosário, ele passou a exigir dos seus liderados mais empenho em esmolar nos sítios e nas feiras dos sábados, para capitalizar a entidade.


Convidou a participar das reuniões pessoas da cidade, que tinham interesse na Irmandade, como Luiz Barbosa Neto e a professora Dra. Alba Wandeley, para que estes falassem aos demais membros do grupo da sua importância histórica para cidade de Pombal. Foi essa uma maneira que ele encontrou de motivar os irmãos que já não compareciam ativamente as reuniões e sessões deliberativas da Confraria dos Negros do Rosário de Pombal



Seu João Coremas chegou a realizar reuniões, que sempre são realizadas dentro da Igreja do Rosário, em sua própria residência, como aconteceu no dia 2 de abril de 2012. De outra feita tirou dinheiro da sua minguada aposentadora para ajudar na compra das vestimentas, e até para pagamento dos fogos na procissão do Rosário uma vez que o padre da cidade, de forma impensada e egoísta tentou descapitalizar a Confraria.


Um homem humilde, de ações fortes e decisivas, que há 25 anos luta com determinação pela manutenção da Irmandade dos Negros do Rosário de Pombal merece todo nosso respeito.


Joao Coremas; um nome que já está escrito nos livros da história da nossa cidade, assim como o de outros que vieram antes dele, e governaram a Irmandade dos negros do Rosário de Pombal.

Jerdivan Nóbrega de Araújo. Advogado. Escritor. Poeta. Funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Membro do Grupo Benigno Ignácio Cardoso D' Arão. Paraibano de Pombal.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário