Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

SÃO FRANCISCO, SEDE DA COMARCA DE BELMONTE


Vila histórica, secular, antigo distrito de Serra Talhada, possui ligação muito forte com o município de Belmonte por ter sido sede de sua Comarca em 1890, e por ter sido sede também do 2º Distrito de São José de Belmonte no ano de 1895, durante a gestão do Prefeito, o Cel. José Pereira de Aguiar.


Bem antes de surgir o povoado, existiu no local uma fazenda que segundo a tradição pertencia ao Alferes Martins Feitosa, proveniente de Portugal, donde emigrou para o sertão dos Inhamuns, no Ceará, e de lá para essa margem do Rio Pajeú.

Frederico Bezerra Maciel, no seu livro “Lampião Seu Tempo e Seu Reinado”, relata que era impossível conceber-se indivíduo tão orgulhoso e avarento como esse alferes. Não falava com pobre, não dava mão a “preto” e gabava-se dizendo que isto era “legítimo brio português”. Os moradores de sua fazenda, que morriam, tinham que se enterrar em Vila Bela, porque ele não dava de seu latifúndio, nenhuma braça de terra para construir um minúsculo cemitério sequer. Quando morreu, ninguém apareceu. Morreu sozinho, sem reza nem vela, feito bicho, que cristão não era. Três dias fazia o defunto abandonado, podre dentro de casa. O odor insuportável do estado acelerado de decomposição do cadáver levou alguns vizinhos, depois de bem encachaçarem para suportá-lo, a tirar e arrastar tudo às pressas o corpo largando os pedaços e acompanhados de urubus esvoaçando, e o enterraram sem cruz, em lugar propositadamente indemarcado da caatinga, para não se ter memória dele.

O coronel Francisco Pereira da Silva, filho do patriarca José Pereira da Silva e Jacinta Océria de Santo Antônio, adquiriu a propriedade por compra e deu-lhe o nome de fazenda “São Francisco”. Logo depois construiu a capela. Era o coronel proprietário de muitas léguas naquela faixa do Pajeú, desde a Vila de Santa Maria à fazenda Escadinha. Possuía inúmeros escravos e dizem que guardava em muita segurança baús de couro cheio de moedas de ouro. Segundo registrou Pereira da Costa, nos Anais Pernambucanos, vol. X, que depois da morte de Francisco Pereira, sua esposa Ana, doou cerca de um quilômetro de terras, como patrimônio da Capela, no ano 1883.

Um dos principais baluartes do povoado foi sem dúvidas o Sr. Manoel Pereira da Silva Jacobina, mais conhecido como Padre Pereira, que era filho de Francisco Pereira da Silva e Ana. Padre Pereira foi casado com Francisca (dona Chiquinha), filha do Barão do Pajeú, sendo assassinado em 1907 durante a desavença entre os Carvalhos e os Pereiras.

Na época em que esteve como primeiro Juiz da Comarca de Belmonte, com sede na povoação de São Francisco, o Dr. Augusto Abel Peixoto de Miranda Henriques conheceu a Srta. Teodora, filha de Antônio Nunes de Barros, do Açude Novo (município de Belmonte) com quem se casou. Enviuvando, casou com uma irmã desta de nome Veneranda.

Palco de tantas lutas entre Pereiras e Carvalhos, diziam os mais velhos que sobre a Vila de São Francisco pesava a lenda da “maldição do alferes”. Várias vezes a desgraça desabou sobre a Vila. No seu memorável “Vila Bela, os Pereiras e outras histórias”, na pág. 99 Luiz Wilson citou que uma octogenária, Nhá Clemência, previra a destruição da vilazinha avisando a todos:

- Isto aqui é terra de Pereira. Aqui Carvalho não toma pé.

- Ah! Nhá Clemência está é caducando – diziam em couro as mulheres da vila. Boatos, boatos...O povoado era agourento.

A Vila de São Francisco, hoje extinta, existiu como um dos distritos mais prósperos da Capital do Xaxado, com grande tino para o comércio. A vila chegou a ter uma feira por semana, onde boa parte dos moradores da região convergia para o lugar para fazer compras e comercializar seus produtos. A foto mostra a Capela do povoado de São Francisco, local de batismo do garoto Virgulino Ferreira da Silva, o famoso cangaceiro Lampião.

Hoje, a vila e a capela estão debaixo de vários metros cúbicos de água, submersas pela barragem de Serrinha construída na década de 90.

Valdir José Nogueira de Moura - Escritor /pesquisador

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=556146344587344&set=gm.524057857803163&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário