Seguidores

domingo, 3 de dezembro de 2017

POR QUE PROIBIR DE PROPAGAR O NOME “MARIA BONITA” NA POUSADA DE FERNANDO DE NORONHA?

Por José Mendes Pereira
Maria Bonita e Lampião

É grande o número de pessoas que comentou sobre o que escrevi no facebook ”, nos grupos: Lampião, Cangaço e Nordeste, Ofício das Espingardas e Historiografia do Cangaço ( links dos três grupos, no final desta página),  com o título: “A SUA OPINIÃO, LEITOR, É MUITO IMPORTANTE, em favor da permanência do nome “Maria Bonita” desde que seja homenageando-a em qualquer repartição ou comércio, principalmente na pousada de Fernando de Noronha, tendo esta, sido notificada por dona Expedita Ferreira Nunes filha de Lampião e Maria Bonita.

Escritor Sérgio Cabral e dona Expedita de Oliveira Ferreira Nunes

O site http://varelanoticias.com.br publicou que, dona Expedita  de Oliveira Ferreira Nunes  notificou o ator do canal de televisão “Globo” “Bruno Gagliasso” por usar nome da mãe “Maria Bonita” em pousada (hotel de luxo) na Ilha de Fernando de Noronha, na América do Sul, no Nordeste do Brasil, (administrada pelo Estado de Pernambuco).

De acordo com a defesa da filha dos  reis do cangaço Lampião e Maria Bonita os seus nomes só podem ser usados para fins comerciais “com autorização dos titulares ou seus herdeiros”.

Pousada Maria Bonita na Ilha de Fernando de Noronha

O site diz ainda que a pousada que recebeu o nome da rainha do cangaço foi inaugurada no mês de novembro de 2016, e tem um valor em torno  de R$ 4,5 milhões, e as diárias chegam a passar de 1 mil Reais. 

O famoso ator parece que ainda não se importou com isso (eu fiz pesquisa na internet sobre qualquer manifestação dele, mas até agora, não justificou o porquê de ter colocado o nome de “Maria Bonita” na sua pousada).

Todos que estudam o tema “cangaço” inclusive eu, que não tenho muita bagagem em relação ao assunto, apenas me divirto com esta literatura tão interessante, ficamos sem entender o porquê  desta proibição feita pela dona Expedita de Oliveira Ferreira Nunes.

O nome “Maria Bonita” nunca foi registrado em cartório nenhum do Brasil, afirmando que é o verdadeiro nome da rainha do cangaço ou o seu apelido. A companheira do afamado e sanguinário Lampião sabemos que o seu nome registrado em cartório na “Certidão de Nascimento” aparece como sendo Maria Gomes de Oliveira e não “Maria Bonita”.

O cangaceiro Volta Seca

O jornal “ O Pasquim” link no final desta página, em setembro/outubro  de 1973, (possivelmente este jornal circulava em 2 em dois meses, mas apenas suponho, por ele aparecer dois meses ao mesmo tempo),  publicado na edição de nº. 221, o cangaceiro Volta Seca fala sobre o apelido de “Maria Bonita”

O jornalista do jornal citado, o Ziraldo lhe faz a seguinte pergunta:

- Agora, esse nome, “Maria Bonita” foi o pessoal do bando que botou nela, ou foi a lenda? Vocês não a chamavam de “Maria Bonita”, não né? Era só Maria? 

(Ziraldo diz vocês, mas se referindo a eles, cangaceiros).

Responde o cangaceiro Volta Seca:

Não, não chamava “Maria Bonita”. O nome dela legítimo era Maria Déia...

Lógico amigo leitor, que o Volta Seca não sabia o seu nome verdadeiro, por isso ele fala que era Maria Deia. Mas veja, quem a chamava de Maria Deia era o pessoal do seu convívio familiar, vizinho etc na sua terra natal, acho.

Continua o cangaceiro Volta Seca:

- “Maria Bonita” quem botou foi o pessoal deles, lá da polícia mesmo. “Maria Bonita”, porque ela era bonita mesmo, e tal. Então foi que eles deram esse título a ela de “Maria Bonita”. Mas lá no bando não tinha disso não. 

Eu já li, não sei onde, eu não estou criando, que quando os cangaceiros falavam diretamente com “Maria Bonita”, chamavam-na de dona Maria. E quando se referiam a ela, chamavam-na de dona Maria do capitão. Concluindo o meu raciocínio, “Maria Bonita” era apenas um apelido “carinhoso ou maldoso” que os policiais e a imprensa a nomearam sem intervenção dos cangaceiros.

Com isso, dona Expedita de Oliveira Ferreira Nunes dona de uma maravilhosa simpatia, deve colocar um ponto final  neste assunto (movimento), e não dar mais ouvidos aos seus advogados, que estão querendo arrancar dinheiro do ator Bruno Gagliasso, só porque ele é milionário, e isso não é justo, principalmente diante dos olhos de Deus.

Ator Bruno Gagliasso

Mas veja bem leitor, hoje a notificação foi feita com o Bruno Gagliasso só pelo fato do tamanho da sua riqueza. E por que outros que desrespeitaram em livros, que ”Maria Bonita” traía Lampião com o cangaceiro Luiz Pedro, e  que Lampião era gay, e  que existia um triângulo amoroso entre Lampião, Maria Bonita e Luiz Pedro e ficou por isso mesmo? O problema é que, quem escreveu isto sobre o triângulo amoroso de Lampião, Maria Bonita e Luiz Pedro, não tem o tamanho da riqueza que tem o ator Bruno Gagliasso, já que a sua pousada está avaliada em torno de 4,5 milhões de reais. O ator não usou nenhum tipo de deboche com “Maria Bonita”, apenas homenageou a rainha do cangaço, e por que os que debocharam dela e de Lampião ainda não receberam os seus devidos castigos? Prova que o problema não é o apelido da rainha do cangaço que está em jogo, e sim, o monte de dinheiro (talvez 25%, não sei bem, porque eu não entendo de lei)  que os advogados irão arrancar ilegalmente do ator Bruno Gagliasso, quando for pago o direito/ilegal a dona Expedita de Oliveira Ferreira Nunes o uso do nome “Maria Bonita”, na pousada de Fernando de Noronha. Advogado nenhum se preocupa com isso sem interesse, ou será por dinheiro, ou do contrário, “quero lá saber disto!”.

Mas o que irá acontecer com o estudo sobre “Maria Bonita” já que está sendo exigido que, tem que estar legalmente perante a justiça, isto é,  para usar o seu apelido que seja referente lucros financeiros?

Mas vejamos o seguinte: “Maria Bonita” é a peça principal do estudo da “Empresa de Cangaceiros Lampiônicas & Cia”, por isso, alguns advogados tentam ganhar o seu percentual em cima do ator Bruno Gagliasso, e se todos os cangaceirólogos abandonassem o estudo sobre a rainha do cangaço “Maria Bonita” e passassem a estudar a musa/ suçuarana Dadá, Sila, Aristéia, Duvalina, Maria de Pancada, Adília, Inacinha, Dulce Menezes (que ainda está viva e poderá falar mais um pouco sobre o cangaço), e outras cangaceiras, de repente, dona Expedita de Oliveira Ferreira ficaria cobrando que, Maria Bonita é a rainha do cangaço, é quem deve ser estudada.

Um fato interessante que eu vi alguns anos, em um canal de televisão, não me recordo qual Estado do Brasil e muito menos a cidade que isto aconteceu: Um influente político mandava e desmandava na cidade, poderoso todo e ninguém nunca teve condições de derrotá-lo nas eleições para prefeito, e certo dia, um jornalista já famoso ultrapassou um pouco, batendo verbalmente na sua pessoa. Quando ele soube, procurou o jornalista e aplicou-lhe uma grande surra, fazendo com que o profissional da comunicação ficasse aos cuidados de um esculápio. Mas quando a delegacia (sindicato dos jornalistas) tomou conhecimento disto, reuniu todos os seus sócios, e lá, combinaram que, nunca mais, a imprensa falaria em seu nome, nem de bem e nem de mal, o influente político desapareceu do mundo político, isto é caiu no esquecimento. Nunca mais se elegeu a prefeito da sua cidade.

Então deixa “Maria Bonita” embelezar gratuitamente  as lojas, as pousadas, as praias. Deixa viver pelo menos o seu apelido, não mate quem materialmente já morreu. Deixa ela ser a estrela dos estudos cangaceiros. Deixa que os cineastas e fotógrafos continuem com as suas câmeras direcionadas à sua foto. Deixa os holofotes pegarem Maria Bonita. Deixa de cobranças de valores desnecessárias. Cuidado com o que cobra, para não matar “Maria Bonita” de uma vez, retirando-a do meio dos estudiosos do cangaço e dos brasileiros!

Estudar sobre a vida de Maria Gomes de Oliveira a rainha do cangaço a “Maria Bonita” e seu companheiro Virgolino Ferreira da Silva o rei do cangaço “Lampião”, é fantástico, mas desde que seja um estudo gratuitamente, sem pressão, sem obrigação de maneira alguma, livremente, que possa usar tudo que se sabe e o que aconteceu durante a vida do casal de cangaceiros, e depois da sua morte, com respeito ao infeliz casal de cangaceiros, que o destino preparou para ele um monte de tristezas durante a sua vida aqui na terra. Deixa o casal viver em paz, pelo menos o seu nome.

O professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio falou o seguinte:

"O dia em que surgisse uma associação dos descendentes de vítimas de Lampeão e cobrar reparos... eu queria ver..."Prescreveu... mas não se esquecer"... seria um bom lema".

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/
http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/12/entrevista-de-volta-seca-jornal-o.html

Informação: Em nenhum momento eu usei palavras desagradáveis com a família Ferreira, ao contrário, sou um grande admirador desta família, apenas escrevi o que eu penso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário