Seguidores

sexta-feira, 8 de junho de 2018

AS CIRCUNSTÂNCIAS EXTERNAS E INTERNAS À VIDA DE LAMPÍÃO...

Por Verluce Ferraz

As circunstâncias internas e externas da vida de Lampião não eram de forma alguma desfavoráveis a uma pressuposição de um desvio sexual no cangaceiro. Traços distintos podem, provavelmente, serem encontrados no cangaceiro, com uma inclinação precoce que podem ser presumidos de constituição para uma predisposição a uma neurose; outros indicam predisposição ao crime. Até a sua puberdade as suas forças libidinosas não eram atraídas para as mulheres, enquanto só aumentavam os seus desejos de vingança. A esta altura certas outras circunstâncias não precisam ser examinadas aqui, entram em jogo sua fixação na raiva, enquanto se formava à puberdade. A natureza de sua índole sempre o atraíram para os crimes, reforçado pela mãe que o aconselhava não retornar à casa sem tomar certas atitudes contra aqueles que o contrariassem. Já me referi em outros textos aos sentimentos que Virgulino Ferreira da Silva tinha em relação à sua mãe e avó, explicando isso através da sua composição musical “Mulé rendeira” e através da teoria do pai da psicanálise, o Complexo de Édipo. As letras das composições de Lampião são testemunho de seus desejos. Ele se orgulhava tanto de suas habilidades no uso das armas que respondia à sociedade de forma romanesca, colocando sua família como uma forma de reflexo de sua própria infância. A versão de suas letras dão para imaginar como Lampião odiava a todos.

“Meu rifle atira cantando
Em compasso assustador
Faz gosto brigar comigo
Porque sou bom cantador
Enquanto meu rifle trabalha
Minha voz longe se espalha
Zombando do próprio horror”

Durante anos a fio, sua raiva era dirigida a todos, mas considerando a associação que faço entre os Complexos, (de Édipo e Lampiônico) evidencia-se que odiava o pai, e desejava sua morte. Assim sendo, a finalidade com que isso ocorreu, tinha verdades de um amor inconsciente como um sintoma reativo, e os crimes por ele perpetrados exerciam a finalidade de matar o pai para ficar com a mãe. Os crimes eram para suprimir outro crime. Não posso deixar de verificar que foram os bordados da Maria que trouxeram à tona os desejos da sua velha afeição pelas duas mulheres de sua vida: a mãe e avó. Assim A Maria exercia poderes sobre o cangaceiro, mas nunca o suficiente para afastá-lo do mundo do crime.Nenhum outro sentimento posso colocar no lugar, para ocupar aqueles crimes. Não se pode ignorar que Lampião era incapaz do sentimento de amor. 

Dependendo de tantas condições desfavoráveis, o cangaceiro necessitava mais das condições do Sertão do que de uma mulher para satisfazer seus impulsos e desejos sexuais sádicos...

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário