Seguidores

quarta-feira, 20 de março de 2019

QUEM MATOU O CANGACEIRO COLCHETE EM MOSSORÓ FOI O CABO PASTEL OU MANOEL DUARTE FERREIRA?

Por José Mendes Pereira

Certa vez, um pesquisador do cangaço de Mossoró me falou que quem matou o cangaceiro Colchete foi o civil Manoel Duarte. Mas como ele não era militar e não tinha como ser beneficiado com patente, autorizou ao comando militar (não revelou se era de Mossoró ou de Natal) que promovesse o cabo Pastel com a patente de sargento. Eu não duvido do pesquisador de forma alguma, ele é um grande pesquisador, estudioso e conhecedor sobre "cangaço".

Outro pesquisador de nome e renome e que é jornalista e hoje reside em Natal me falou que não se sabe de certo quem matou o cangaceiro Colchete. 

Eu não tenho como duvidar de nenhum dos dois que me falaram sobre isto, porque eles são pesquisadores veteranos, e eu sou apenas um intrometido no que diz respeito ao estudo do "Cangaço do Nordeste Brasileiro".

Meus pais nasceram na propriedade de Chico Duarte que era pai de Manoel Duarte Ferreira.  Meus irmãos e eu nascemos na propriedade do senhor Manoel Duarte, e nela, crescemos. 

Nunca ouvimos do senhor Manoel Duarte afirmação que tinha sido ele ou não quem matou o cangaceiro Colchete e baleou o Jararaca. 


Aderbal Nogueira, Paulo Gastão e José Mendes Pereira. A foto tem-se impressão que ela foi montada, mas é porque tem uma coluna de alumínio entre Paulo Gastão e eu no local onde nós estávamos escorados. Foto feita por Maristela Mafuz esposa do cineasta Aderbal Nogueira. 

Uma certa tarde, lá no Hotel Termas de Mossoró onde estávamos reunidos ao lado da piscina Dr. Paulo Gastão, o cineasta Aderbal Nogueira e eu, fui interrogado pelo Aderbal da seguinte maneira:


Aderbal Nogueira e José Mendes Pereira

- Algum dia Manoel Duarte falou sobre quem matou Colchete e baleou Jararaca?

Eu o respondi:

- Nunca ele falou sobre este assunto.

Dr. Paulo Gastão disse:

- Em anos remotos quem matava alguém era considerado assassino, e qualquer pessoa que eliminava outra jamais declarava isto diante de ninguém. A palavra assassino era muito pesada para a época.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário