Seguidores

terça-feira, 14 de abril de 2020

AS MULHERES NO CANGAÇO


Por Raquel Nogueira

Penedinho quis entrar no bando de Lampião, mas o Rei do Sertão tinha olho de lince e não o admitiu no seu bando. Canário, sem o mesmo olho de lince do Rei do Cangaço, o admitiu em seu grupo, Penedinho esperou a oportunidade certa e matou Canário numa madrugada, no dia 12 de Agosto do ano de 1938, poucos dias depois da morte dos onze de Angico do outro lado do Rio São Francisco.

No rancho em que estava Canário, quedaram Maria Adília, Xexéu, Delicado, Sabia, Quina-Quina, Pitombeira, uma outra mulher e um outro cangaceiro, o assassinato de Rocha aconteceu dessa forma: Enquanto este misturava farinha de mandioca com açúcar em uma cuia, Penedinho pegou o mosquetão com a desculpa de que ia limpar a arma, matou Canário e lhe cortou a cabeça. Chegou à fazenda do Coronel com a cabeça de Canário e o Coronel imediatamente mandou um de seus moradores avisar ao tenente Zé Rufino que partiu com sua volante e encontrou o corpo de Canário no mesmo local do assassinato e cento e cinquenta contos de réis.

Maria Adília não derramou uma lágrima sequer pela morte do companheiro, depois das entregas ela ficou presa durante cinco dias, a colocaram numa cela junto com outros presos, mas dois soldados a tiraram de lá e ela ficou na cela livre da delegacia durante esses dias.

Durante a vida sofrida e violenta do cangaço ela só teve notícias dos familiares depois das entregas, pois muitos deles foram para a cidade de Propriá. Seu pai, Antônio Mulatinho, a recebeu bem e sua mãe, Dona Madalena, teve uma alegria tão forte em saber que a filha estava viva e ali na sua frente que ficou três dias deitada na cama sem falar. No outro dia ela foi se entregar então o pai dela foi à casa do patrão, que fez uma carta para o Capitão24escrevendo sobre a entrega da filha e indo para a delegacia junto com ela. O capitão a indagou se ela foi cangaceira e bandida ela confirmou, mostrando a fibra de mulher valente e cangaceira que foi ela disse que estava ali para o que desse e viesse e que se ele queria matá-la, o momento seria aquele. Foi nesse momento em que ela foi presa e os dois soldados colocaram ela na cela livre e como estava grávida e provavelmente num estado adiantado, o capitão deu ordens para ela ir ter a criança na capital de Sergipe, mas como ela conhecia um sargento da volante ele a instruiu a dizer que estava com dor de dente e com dor nos quartos. Um dos soldados desconfiou e a chamou de peste, dizendo que ela não tinha nada e que devia ser levada mesmo para Aracaju, o sargento mandou que o soldado tivesse respeito por ela e não a chamasse daquele nome.

(Nogueira Emídio; As mulheres no Cangaço, páginas 65,66 e 66 Editora Clube de Autores).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário