Seguidores

terça-feira, 14 de abril de 2020

NOVOS BAIANOS, MORAES MOREIRA, POMBO-CORREIO POUCO DORME, LONGE AVOA!!


Por José Serra

Fato curioso que trago na lembrança dos Novos Baianos de final dos anos sessenta. Meus pais tinham uma pequena granja na Bandeirantes 6353, Vargem Grande, que se localizava em frente onde está hoje o Projac da Globo, na época eram sítios tranquilos. Mais adiante, ficava uma chácara em que viviam alguns “hippies”, todos cabeludos, as jovens com típicas saias de ciganos, magricelos, passavam o tempo a cantar e tocar instrumentos de corda e percussão, andavam descalços e fumavam cigarrinhos.

Sítio do Camorim, Novos Baianos, 1967 - BahiaNova

Baby, Paulinho, Moraes .....Sítio do Camorim, Novos Baianos, 1967/68.  BahiaNova

Às vezes aparecia um ou dois deles na nossa granja para compra do frango, entrava e ficava esperando alguns minutos minha saudosa mãe fazer a depena do galináceo. Lembro-me de Paulinho e Moraes Moreira com bandolim sentado embaixo do caramanchão de maracujás e passava a dedilhar trechos das músicas. Ainda não tinham a fama. Eu muito garoto, observava a maestria do guitarrista. Certa vez Paulinho me convidou pra bater bola na pelada no sítio. Algumas vezes eu fui e até já me vi em foto da época. A Baby e a mulher de Paulinho distribuíam camisas coloridas, era uma alegria só. Depois da pelada era encarar uma gamela que se servia de um panelão de arroz, outro com macaxeira frita e uma bacia com frango desfiado de forno (este eu conhecia!).

Pelada de bola  - Sítio do Camorim, Novos Baianos, 1967/68  - BahiaNova

Bacia de frango desfiado. - depois da bola  - Vídeo Fantástico

Anos se passaram os Novos Baianos ganharam o mundo, estouravam nas rádios e tevês, entre shows carreando multidões! Preta, pretinha! Besta é tu! Menina dança! ..... Já não precisavam viver em comunidade de hippies baianos em bairro distante, sucesso absoluto, cada um na sua!

Primos em visita à granja. -  Herculano, Isabel e Ana.

Os galpões eram separados para as vacinas obrigatórias.

Hoje é a tristeza, Moraes Moreira, tal qual o pombo-correio, ave que quase não dorme, partiu para uma avoada de responsa! Pra junto do Sítio encantado do Deus dos justos! Acabou chorare!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário