Seguidores

terça-feira, 28 de julho de 2020

CANGAÇO & BANDITISMO NO NORDESTE BRASILEIRO - O "Corisco Preto"


Por Francisco Aleluia*

Em meio às minhas pesquisas sobre o cangaço, deparei-me com a figura de MANOEL LUIZ DE JESUS, este nascido a 3 de janeiro de 1897 na cidade de Frei Paulo, município localizado na região do agreste e sertão do estado de Sergipe. Figura até então, por mim, desconhecida - talvez até pela minha condição de iniciante nos estudos do Banditismo e do Cangaço no Nordeste Brasileiro sendo que, o único CORISCO de que tinha ciência foi o "Diabo Loiro", cujo nome era Cristino Gomes da Silva Cleto, também conhecido como O VINGADOR de Lampião.

Segundo pesquisa de Petrônio Domingues, da Universidade Federal de Sergipe, em artigo intitulado O "CORISCO PRETO": Cangaço, raça e banditismo no Nordeste Brasileiro, o nosso personagem Manoel Luiz ganhou fama no Sertão sergipano como uma espécie de "lampiãozinho" que, com sua astúcia, buscou pegar carona na fama de Virgulino Lampião e Corisco, tirando proveito em suas andanças criminosas na cidade de Frei Paulo e região circundante.

O que fica evidente é o fato, segundo o autor, que o nosso "lampiãozinho" tenha buscado inspiração no Diabo Loiro para incorporar o cangaço em sua vida saindo, dessa forma, do anonimato. Assim escreve Petrônio Domingues: "Manoel Luiz talvez tenha gostado de ter recebido a fama dos 'feitos do Diabo Loiro ou pelo menos nele se inspirou quando decidiu ingressar na criminalidade. Prova disso é que, em algumas ocasiões, passou a se autointitular Corisco Preto, ..." (DOMINGUES, 2017, p. 13).

Mas essa fama lhe trouxe um inconviniente: os tentáculos da lei transformaram -se em sombras indesejadas ao ponto de, em 21 de janeiro de 1931, após meses de ter a polícia e volantes em seu encalço, após abertura de inquérito pela polícia, Manoel Luiz, o "Corisco Preto", teve decretada sua prisão preventiva decretada, sendo preso a 16 de março de 1931 e "recolhido à Penitenciária do Estado, em Aracaju". (DOMINGUES, 2017, p. 19).

Assim resume o autor: "Acabava assim o drama de um negro que - acoimado pelo aparato policial, condenado pelo poder judiciário e apreendido como objeto de laboratório pelos ditames da antropologia criminal -, viveu como poucos as aventuras, desventuras e encruzilhadas relacionadas ao cangaço, à raça e ao banditismo rural". (Idem, p. 36).

Esse é mais um personagem que se soma ao complexo e fascinante universo do Cangaço no Nordeste Brasileiro.

(*) Graduado em História.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário