Seguidores

segunda-feira, 27 de julho de 2020

KUANDU- COMO FOI A CHEGADA DE LAMPIÃO?



CUSTÓDIO- Fiquei numa expectativa muito difícil. Mais ou menos às 3 horas da tarde do dia 15 de junho de 1927, eu estava em minha residência e ouvi um barulho um pouco esquisito. Olhei para o lado do Seminário, que nesse tempo não existia, e vi que era o bando de Lampião. Fiquei indeciso, sem saber se fugia ou se ficava. Decidi ficar e recebê-los. 

O encontro se deu na rua que hoje é a Professor Ricarte. Quando eles estavam a uns vinte passos, mais ou menos, falei em voz alta: “Custódio Saraiva- Juiz Municipal”. O bando parou e apeou-se um homem alto, moreno de óculos, que se dirigiu a mim, estendendo a mão: 

- Capitão Virgulino Ferreira da Silva- Lampião. Quê que há contra nós?

respondi:

-Nada.  

Preparei refeição para você e seu pessoal, mas peço toda a ordem e organização na cidade”. Ele não se montou mais. Andamos até o hotel Lucas, que hoje já não existe. Alojamos o pessoal e seguimos para o telégrafo: Lampião, Massilon Leite, Capanga dele, e eu.


FOTOGRAFIA DE LAMPIÃO EM LIMOEIRO-CE, 1927.
TRECHO DA ENTREVISTA DE CUSTÓDIO SARAIVA DE MENEZES À REVISTA KUANDU, 1977.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário