Seguidores

sábado, 25 de julho de 2020

O PADRE E O CANGAÇO!


Do acervo do Adalto Silva

GONÇALO DE SOUZA LIMA, popularmente conhecido por PADRE LIMA, nasceu em Porto da Folha aos 27/07/1900, filho de Pedro de Souza Rito e Josefa Maria dos Prazeres. Nessa época Porto da Folha passava por significativa mudança no que se refere ao fim da escravidão à cerca de 20 anos, algo que havia deixado por lá a ferrenha marca do preconceito racial.

Após a chacina de Angico, em 28/07/1938, quando morreram Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros, chegou a Porto da Folha um grupo de 17 cangaceiros para se entregar, três deles foram à casa do Pe. Lima à procura dos sacramentos: Criança, Dulce e Balão. 


João Alves da Silva (o Criança) e Dulce Menezes pediram para se casar e Guilherme Alves dos Santos (o Balão) para ser batizado. O Padre, então vigário de Aquidabã, encontrando-se na terra natal não se opôs ao pedido de Criança. Quanto ao pedido de Balão, disse com seu vozeirão: “Eu não acredito que um homem na sua idade seja pagão!” e o cangaceiro respondeu: “Eu sou”. A minha família é crente.

O Capitão só me aceitou porque prometi que tão logo encontrasse um Padre, pediria pra me batizar.” O Padre Lima retrucou: “Lampião já morreu!” Balão justificou: “Mas eu estou devendo e quero pagar.” O Padre achando bonito o gesto do cangaceiro, lhe disse: “Então vá procurar um padrinho”. Ele foi direto a “seu” Manezinho Delegado e este recusou o convite. O cangaceiro voltou triste e o Padre Lima perguntou: “Já tem padrinho?” Balão: “Eu convidei seu irmão e ele não aceitou”. O Padre mandou chamar o irmão e disse: “aceite, que é para fazer dele um cristão”. O casamento e o batizado foram realizados perto do meio dia, na presença de muitos curiosos, principalmente meninos, tendo por padrinhos o Sr. Manoel de Souza Lima e Dona Estefânia (D. Ester).

Fonte: Biografia composta por Joaquim Santana Neto de acordo com informações de familiares e dados contidos no livro “PORTO DA FOLHA, fragmentos da história e esboços biográficos” (de Manoel Alves de Souza).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário