Seguidores

terça-feira, 4 de agosto de 2020

PESQUISEI E ENCONTREI!


Por Antônio Corrêa Sobrinho

AMIGOS,

Andei pesquisando sobre qual a mais antiga citação, nos jornais brasileiros, do termo "macaco", como designativo pejorativo dado pelos cangaceiros ao policial militar.

O Dicionário de Antonio Houaiss traz o ano de 1937 como referência.

Descobri, contudo, o uso do apelido "macaco" em 1930, no jornal carioca A Batalha, na reportagem do dia 02 de outubro de 1930 - AS ÚLTIMAS PROEZAS DE BANDITISMO DE VIRGULINO “LAMPIÃO” – AS TROPELIAS DESSE BANDOLEIRO NOS SERTÕES BAIANOS, no seu tópico "UM RECADO INTERESSANTE", transcrito a seguir:

"O mais interessante de tudo isso, foi o recado que o chefe dos bandoleiros mandou ao capitão comandante da força policial de Bonfim. O despacho era concebido nos seguintes termos:

[Capitão Macaco”. Estou em Queimadas. Pegue a sua m..., ponha nela uma sela, calce as esporas, monte nela e venha prender-me. Do seu superior, capitão Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião.


Geralmente, os recados que o bandido manda, é nesse diapasão, terminando sempre com a expressão: - “do seu superior".

Quando deixou Queimadas, obrigou um rapaz a acompanha-lo, como guia. E o moço teve que exercer, forçosamente, esse mister, durante vários dias.]

Numa outra matéria, no mesmo ano de 1930, do jornal O Globo, do RJ, no dia 24 de outubro, assinada pelo famoso Leonardo Motta, sob o título e subtítulos - EPISÓDIOS DA VIDA DOS CANGACEIROS – UMA SEMANA DA VIDA DE LAMPIÃO – A TRAGÉDIA DE BREJÃO DE DENTRO, sobre este desdenhativo "macaco", num dos seus trechos lemos o seguinte:

"(...)

[A horda penetra na casa e Lampião, não saciado, indaga se não resta escondido por ali mais algum “macaco” do governo. Alfredo Monteiro responde que os soldados todos foram mortos e implora compaixão para si e os seus. Lampião grita-lhe que nunca mais dê rancho a “macaco” e volta ao terreiro.]

Caso alguém disponha de citações mais antigas a respeito, traga-nos, a fim de que possamos nos aproximar ao máximo da época em que os policiais, notadamente os volantes, passaram a ser chamados de "macacos" pelos cangaceiros.

Imagem de José Rufino e sua tropa volante.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário