Seguidores

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

A MULHER NO CANGAÇO LAMPIÔNICO FOI ALÉM DE UM CASAMENTO.

 Por Geovan Farias


As mulheres tiveram um papel importante no Cangaço Lampiônico. Diretamente cerca de 60 mulheres participaram ativamente das tropas Cangaceiras. Embora não se engajassem no front dos combates acompanhavam o deslocamento, por vezes longos e cansativos. Imaginar uma tropa Cangaceira atravessar o Raso da Catarina, às mulheres faziam com maestria.

Em meio a uma Sociedade que impunha o papel social muito específico para a mulher, a entrada das mesmas em um movimento que já era visto pelo Estado como subversivo à ordem se mostrou um ato de coragem e resistência a diversos padrões de gênero.

Às Cangaceiras eram mulheres comuns que viviam em sítios e eram atraídas muitas vezes pela possibilidade de mudarem seus destinos, rompendo com a proposta de casamento arranjado, da domesticidade, do papel exercido nas famílias e até da religiosidade.

Muitas Cangaceiras aprendiam a ler e escrever , por exemplo, atividade pouco comum para às mulheres da época. Cuidar da alimentação da tropa era atribuição dos homens. A marca da mulher no Cangaço foi fixada pela beleza da estética Cangaceira nas vestimentas e bornais tão úteis para o Combatente.

 https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário